Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Confira lista de cuidados para evitar acúmulo de água parada

Veja abaixo algumas dicas simples, mas importantes, que podem ajudar a se livrar dos focos de Aedes em sua residência

Redação iBahia • 25/03/2017 às 17:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 7:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Os mais velhos sempre dizem que é melhor prevenir do que remediar, e isso serve inclusive para o combate ao mosquito e aos focos de larvas do Aedes aegypti. Não acumular água parada é o principal passo para evitar a proliferação da espécie. Veja abaixo algumas dicas simples, mas importantes, que podem ajudar a se livrar dos focos de Aedes em sua residência:
Pneus
Descarte corretamente aquele pneu antigo ou o guarde em um local seco e coberto, onde seja impossível o acúmulo de água dentro do objeto. Dessa forma, fica impossível do mosquito se multiplicar.
Calhas de escoamento
Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água nas calhas. Isso evita o acúmulo de água limpa da chuva.
Plantas
Aquela vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Para isso, mantenha tudo sempre seco ou coloque areia para cobrir o acúmulo de água.
Caixas d'água
As caixas devem ser mantidos sempre limpas, fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água limpa.
Piscinas
As que são utilizadas frequentemente devem ter tratamento de água com cloro, que inibe a proliferação do mosquito. Já as piscinas desativadas necessitam de cuidado extra: devem ser esvaziadas e cobertas para permanecerem sempre secas e livres dos focos de larvas.
Garrafas
As garrafas e objetos semelhantes devem ser armazenados sempre de cabeça para baixo e em locais secos e cobertos. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde