Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Confira os principais cuidados com a pele durante o inverno

Reforce a hidratação de áreas que ficam mais expostas ao ambiente como rosto, pescoço e mãos

Redação iBahia • 23/06/2020 às 11:15 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com a chegada do inverno e do tempo mais frio a pele requer novos cuidados devido a um maior ressecamento, especialmente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e lábios. As baixas temperaturas inibem a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem menos gordura e suor, deixando a pele mais seca. O dermatologista Cristiano Kakihara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá abaixo dicas que vão ajudar a manter a pele saudável na estação:

Álcool em gel: O uso contínuo da substância como medida preventiva do novo coronavírus, assim como a lavagem frequente das mãos, faz com que a gordura da pele seja removida, a fim de evitar a piora do ressecamento, é importante hidratar a região a cada lavagem ou aplicação de álcool ou outros produtos com ação adstringente.

Hidratação: Manter a pele hidratada sempre. O creme do rosto deve ser específico para a região e diferente do utilizado no resto do corpo. Usar produtos que contenham substâncias de fato hidratantes, como lactato de amônio, lactato de sódio, uréia, alantoína e ácido hialurônico associadas a substâncias oclusivas como silicones e óleos é muito eficaz.

Áreas críticas: Reforce a hidratação de áreas que ficam mais expostas ao ambiente como rosto, pescoço e mãos. Essas regiões tendem a sofrer mais com as agressões da baixa temperatura. Passe o hidratante pelo menos três vezes por dia.

Temperatura da água: Evite banhos muito quentes e longos. Quanto mais contato a pele tiver com a água em temperaturas altas, maior a chance de perder a gordura natural que envolve a epiderme. Imediatamente após o banho a pele deve ser hidratada.

Sabonete: Dê preferência para sabonetes líquidos, hipoalergênicos e com o pH 5,5, que é compatível com o da pele.

Protetor solar: Use protetor solar e labial diariamente. Embora as baixas temperaturas dominem no inverno, a incidência solar não diminui. É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele do rosto. É fundamental a utilização diária de fotoprotetores labiais para prevenir ressecamento e lesões. Além disso, é importante lubrificar e hidratar a boca ao longo do dia, isso evita fissuras no local.

Muita água: Beba bastante água. Com o frio, a tendência é diminuir a ingestão de líquido, mas é importante manter a hidratação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde