Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Confira seis motivos para comer mais beterraba

A verdura é rica em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro

Redação iBahia • 05/07/2020 às 16:50 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Gosta de beterraba? Não? Veja aqui seis motivos para você comer essa 'verdura doce' e melhorar sua qualidade de vida. De acordo com especialistas, o alimento melhora até a vida sexual, confira:

Foto: Divulgação

1. Fortalece o Coração
O alimento tem nitratos, substâncias de ação vasodilatadora que controlam a pressão arterial e ajudam a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, o que facilita o trabalho do coração ao mandar sangue para todo o corpo. Além disso, o potássio da beterraba faz com que o músculo cardíaco trabalhe com eficiência, sem esforços exagerados.

2. Aumenta a resistência
A beterraba tem zinco, que turbina o sistema imunológico, defendendo o organismo de infecções.Além disso, ela também combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento das células do organismo, inclusive as que trabalham na prevenção de doenças.Até o risco de alguns tipos de câncer, como o de fígado e pele, podem ser reduzidos pelo consumo do vegetal --esse benefício é oferecido pela substância que confere a cor avermelhada a ela, que também ajuda no combate da fadiga muscular.

3. Otimiza o rendimento nos exercícios
A ação vasodilatadora dos nitratos também melhora o uso do oxigênio nos músculos.Com a quantidade de oxigênio adequada, há uma melhora no rendimento e na disposição durante a atividade aeróbica. Outro benefício é a diminuição das dores musculares depois de um treino puxado.Isso acontece porque, com a melhora da quantidade de oxigênio, o organismo diminui a liberação de ácido láctico, substância responsável pela dor pós-exercício.Recomendação dos especialistas: consuma, em média, 500 ml de suco (sem coar), antes ou depois do treino.

4. Previne doenças degenerativas
Pesquisas mostram que o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como a beterraba, pode ajudar a prevenir problemas degenerativos como a doença de Alzheimer. Nutrientes como a Vitamina C e do Complexo B, encontradas também no vegetal roxo, são importantes para a saúde do sistema nervoso, evitando a deterioração dos neurônios. Como os nitratos também ajudam a oxigenar todos os tecidos, inclusive o cérebro, a prevenção contra o Alzheimer é aumentada. Esses mesmos efeitos também diminuem o risco de doenças oculares causadas pelo envelhecimento, como a catarata.

5. Melhora a vida sexual
A ação vasodilatadora da beterraba melhora do fluxo sanguíneo dos músculos do corpo todo, inclusive os dos órgãos genitais masculinos e femininos, aumentando a irrigação na região e favorecendo o ato sexual. A beterraba também é rica em boro, mineral essencial na produção de hormônios sexuais.

6. Ajuda a emagrecer
Consumida crua ou no suco sem coar, a beterraba pode contribuir para o emagrecimento, devido à quantidade de fibras, que atuam no trato gastrointestinal, ajudando na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas. Entretanto, vale dizer que esse benefício precisa estar associado a um estilo de vida saudável, com prática de atividade física e ingestão diária de frutas, legumes e verduras. Beber água também é importante quando se aumenta o consumo de fibras.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde