Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça cinco opções para fugir do açúcar refinado

Uma das opções é o melaço de cana, que além de adoçar, possui cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6 em sua composição

Redação iBahia • 02/09/2017 às 17:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Considerado um dos grandes vilões da saúde perfeita, o açúcar refinado ainda está muito presente na rotina dos brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reduziu o consumo do alimento de 10% para 5% das calorias diárias.

Para fugir deste insumo nocivo ao corpo humano, a nutricionista e consultora da Superbom (empresa especializada na fabricação de alimentos voltada para o público vegano/vegetariano), Cyntia Maureen, listou cinco opções que substituem o açúcar refinado.

Melaço de cana
Subproduto da cana de açúcar, o melaço é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6. “Por conta disso, o alimento auxilia no combate da anemia, regula o intestino, fortalece os ossos, além de ser excelente para a reconstituição das células vermelhas do sangue", explica Cyntia.

Stevia
Adoçante natural extraído de uma planta, o alimento possui o poder de adoçar até 15 vezes mais que do o açúcar comum. “Portanto, com apenas pouca quantidade é possível obter o sabor doce. A stevia ainda não possui calorias e pode ser consumida por diabéticos. Ótimo substituto do açúcar branco em bebidas como café e sucos”, sugere a nutricionista.

Mel
O mel conta com diversos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo, entre eles, proteína e sais minerais. “Elaborado pelas abelhas a partir do néctar coletado das flores, o mel ainda com vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina. No entanto, para quem deseja emagrecer, é preciso moderar o consumo já que o alimento é relativamente calórico”, pondera.

Leia mais:

Maçã
Outra excelente opção para substituir o açúcar normal é investir no açúcar de maçã que, apesar de ser pouco conhecido, é extremamente saudável e pode ser feito em casa. É uma forma de adoçar receitas e alimentos, além de aproveitar os diversos benefícios da fruta.

“Para fazer o açúcar de maçã, corte a fruta, retire as sementes, mas mantenha a casca. Bata em um liquidificador ou processador de alimentos em pequenos lotes, adicionando água suficiente para formar um purê. Desidrate a mistura a 60ºC em um forno e então deixe esfriar. Em seguida, bata o purê desidratado em um liquidificador até virar pó. Guarde em um recipiente hermético”.

Açúcar mascavo
O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo-de-cana ao natural, ou seja, não passa por mudanças químicas e artificiais. “Os benefícios de se consumir esse tipo de açúcar se devem justamente pelo fato de o mesmo ser praticamente in natura, fator que conserva os seus respectivos nutrientes, como o cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, vitamina B5, B6 e ácido fólico”, conclui Cyntia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde