Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça os benefícios de comer feijão regularmente

Alimento é rico em fibra, ferro, proteína e vitaminas

Redação iBahia • 26/08/2019 às 17:16 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O consumo de feijão regularmente pode trazer vários benefícios para saúde. Uma porção de feijão é composta, em maior quantidade, por três nutrientes essenciais na alimentação diária: fibra alimentar, ferro e proteína, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O feijão também é rico em vitaminas. Entre os benefícios do consumo para saúde estão o fortalecimento dos músculos, a prevenção de cãibras, a melhora no sistema imunológico, o auxílio na calcificação dos ossos e também a contribuição para a recuperação muscular pós-exercício.

Foto: reprodução

De acordo com Fábio Cesar dos Santos, cardiologista e nutrólogo, o feijão atua na prevenção de doenças. O alimento evita anemias, câncer de cólon, diabetes, prisão de ventre e até doenças cardiovasculares. “O feijão também é fundamental na reposição de ferro no organismo, principalmente para mulheres, devido à perda do nutriente no ciclo menstrual. É um dos principais aliados nesse processo”, explicou o especialista.

O feijão é fundamental na reposição de ferro no organismo, principalmente para mulheres, devido à perda do nutriente no ciclo menstrual. É um dos principais aliados nesse processo”, explicou o especialista.

Neymar Jr., Ticiane Pinheiro, a velejadora Isabel Swan, Gisele Bündchen, Mariana Rios, os cantores Seu Jorge e Anitta, Renato Aragão e a filha, Lívia, Sabrina Sato e Taís Araújo já declararam não descartar o alimento na dieta.

Para as mulheres grávidas, como a Ticiane Pinheiro, o alimento ajuda a combater estrias e fortalecer as unhas - que enfraquecem no período de gestação. Já para as lactantes, como a Sabrina Sato, o consumo de feijão é super indicado, por ser rico em ferro.

Leia mais:



Além disso, o feijão é um aliado para pessoas com a vida muito atarefada, por conter zinco e selênio em sua composição. Ele melhora a produtividade, concentração e ainda combate ao estresse e à fadiga.

Fábio Cesar dos Santos deu uma dica de combinação para o feijão nas refeições. "O feijão é indispensável para uma dieta saudável e balanceada. A associação arroz e o feijão é uma baita alimentação se bem equilibrado e em quantidades adequadas”, finaliza o especialista.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde