Saúde

Conheça os benefícios de consumir quinoa e sugestões para incluir no cardápio

Semente é rica em proteínas, fibras, cálcio e ferro, que reúnem diversos benefícios para a saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Alimentação e saúde devem andar lado a lado, principalmente nos dias mais quentes. No verão, um alimento que pode fazer a diferença nas refeições é a quinoa. Segundo dados da  Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), o alimento desempenha um papel importante para a alimentação mundial, devido ao seu alto valor nutritivo. 

Segundo a engenheira de alimentos Erika de Almeida, os nutrientes presentes na quinoa trazem benefícios desde a saúde muscular e fortalecimento dos ossos, até o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular. 

“A quinoa possui nutrientes como proteínas, ferro, fibras, vitaminas do complexo B e cálcio, além de quantidades significativas de ômega 3 e 6. Se formos comparar com outros alimentos, uma porção possui mais proteínas do que a soja, trigo, arroz e aveia. 

Quinoa em grãos | Foto: divulgação / Assessoria de imprensa 

Uma porção de quinoa também chega a ter aproximadamente três vezes mais ferro do que uma porção de feijão. Todos esses nutrientes contribuem no bom funcionamento do sistema nervoso; na prevenção de doenças cardiovasculares; redução do colesterol; fortalecimento da imunidade, dos músculos e dos ossos. As fibras presentes ainda dão a sensação de saciedade, que podem favorecer o emagrecimento”, explica a analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos, empresa referência em alimentação saudável.

Como consumir a quinoa

Por não possuir um sabor muito marcante, a quinoa é um ingrediente versátil e sem glúten, que pode ser usado em grãos, farinha ou flocos. “Assim como todos os outros alimentos, é importante não consumir em excesso. Por conter muitas fibras, não devemos ultrapassar duas colheres de sopa por dia”, alerta a engenheira de alimentos. 


Sugestões de como inserir a quinoa nas refeições do dia 


- Café da manhã e lanches 

Seja na primeira refeição do dia ou em lanches entre as outras refeições, a quinoa pode ser inserida como fonte de energia, consumida como cereal, com leite ou iogurte. Em sucos e vitaminas, onde as frutas acabam perdendo muito das suas fibras, ela ajuda a repor os nutrientes. Em formato de farinha, a quinoa pode compor receitas de pães, bolos, tortas e biscoitos, substituindo a farinha de trigo, por exemplo. Antes das atividades físicas, a semente pode ser consumida em uma salada de frutas, reunindo carboidratos e proteínas, que são indispensáveis para quem for fazer exercícios. 

- Almoço e jantar

A quinoa é comumente inserida nas saladas, tanto para temperar, quanto como ingrediente junto de vegetais e legumes. Outro uso comum é em grão, cozido, como substituto ou acompanhante do arroz comum, para deixar a refeição mais nutritiva. A farinha, além de poder ser usada em pães, bolos e tortas, também pode substituir a tradicional farinha de trigo para empanar carnes. Por ser um alimento versátil, faz sucesso também entre os veganos e vegetarianos, que criam adaptações como hambúrguer de quinoa, por exemplo.