Saúde

Conheça os principais suplementos alimentares para saúde e beleza da pele, cabelo e unhas

Nutricionista do Mundo Verde destaca principalmente a importância do colágeno, biotina e vitamina C

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer se tornar uma pessoa mais saudável? O primeiro passo é cuidar da alimentação e fazer boas escolhas nas refeições diárias. Em determinadas situação, especialistas indicam até o uso de suplementos alimentares. "Eles podem se apresentar em diferentes formas, como pó, líquido, gel, barra, cápsulas ou tabletes, e tem como objetivo adequar as necessidades nutricionais de forma mais específica, ou seja, compensar ou equilibrar possíveis faltas”, acrescenta Viviane Pereira, nutricionista do Mundo Verde. 

Dentro do mundo da suplementação, os que são voltados para a parte estética/beleza têm sempre grande procura e destaque, como aqueles para melhorar o aspecto da pele, reforçar ou favorecer o crescimento de unhas e cabelos que também não ficam atrás.

Saiba quais são os principais suplementos para ajudar na saúde e beleza da pele, cabelos e unhas

Foto: divulgação

Colágeno

É um dos queridinhos no mundo dos suplementos. A proteína é responsável pela sustentação da pele e encontrada nos cabelos, nas unhas e nas estruturas articulares. Hoje é possível encontrar vários tipos de colágenos no segmento, os mais populares são o colágeno hidrolisado ou tipo I e o Verisol®, fração de colágeno específica, que melhora a textura, firmeza e elasticidade da pele;

Biotina

Também conhecida como vitamina B7, é uma vitamina essencial ao corpo. Atua na formação da pele, unhas e cabelo.

Ácido Hialurônico

É um ativo produzido naturalmente pelo corpo, que possui ação hidratante, mas como sua produção vai sendo reduzida com o passar do tempo, sua suplementação auxilia na diminuição de rugas, atua no aumento da conservação e elasticidade da pele, na melhora da maciez da pele e auxilia na prevenção do envelhecimento celular.

Vitamina C

Apresenta efeito antioxidante e assim pode ajudar no retardo do envelhecimento precoce da pele.

Óleo de semente de uva

Silício

Favorece a produção de queratina e assim, atua no fortalecimento de cabelos e unhas.

Betacaroteno

Substância responsável pela coloração alaranjada dos alimentos e no organismo colabora para preservar o colágeno, contribuindo para o aumento da elasticidade e tonicidade. Além disso, ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele, promovendo um bronzeado mais uniforme, além de proteção contra a radiação solar.

Ômega 3

Seu efeito anti-inflamatório pode ajudar a melhorar o aspecto de casca de laranja característico da celulite.

Zinco

Além do seu efeito antioxidante, o mineral pode ajudar no fortalecimento de unhas.

O uso de suplementos alimentares não substitui o consumo de comida de verdade, alimentos saudáveis. Recomenda-se uma consulta com um nutricionista, pois apesar de serem isentos de prescrição, esse profissional além de indicar os mais adequados para cada caso, ajudará num melhor aproveitamento de todos eles.