Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Coronavirus e Covid-19 são a mesma coisa? Entenda

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida

Redação iBahia • 19/03/2020 às 17:54 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com o avanço de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus e de mortes em decorrência dele por todo mundo, vários questionamentos sobre a doneça estão surgindo. "Coronavírus e Covid-19 são a mesma coisa?" é uma das dúvidas mais comuns.

O coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas.

O nome coronavírus é resultante das características (a imagem) do vírus se assemelhar a uma coroa (em espanhol fala-se corona). O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019. A terminologia Covid-19 é por esse mesmo motivo, de ter aparência de coroa - o novo coronavírus.

Em entrevista à BBC, o chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou o motivo do vírus designado como SARS-CoV-2, pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, está sendo chamado de Covid-19. "Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, a um animal, a um indivíduo ou a grupo de pessoas, e que também seja pronunciável e relacionado à doença", explicou o chefe da OMS.

Foto: reprodução / Pixabay

"Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes. Também nos fornece um padrão a ser usado em futuros surtos de coronavírus", completou Tedros Adhanom.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Tipos conhecidos
> Alpha coronavírus 229E e NL63.
> Beta coronavírus OC43 e HKU1.
> SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou Sars).
> Mers-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou Mers).
> Sars-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

Sintomas

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado (febre, tosse e dificuldade para respirar). Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Leia mais:



Transmissão

Segundo o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão ainda estão em andamento, mas a disseminação entre as pessoas - por gotículas respiratórias ou contato - está ocorrendo. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

O período para que ocorra o aparecimento de sinais e sintomas do novo coronavírus é de cinco a 12 dias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde