Saúde

Coronavírus: saiba porque é importante manter distância de dois metros de outras pessoas

Especialista indica as melhores medidas de segurança contra a Covid-19

Redação iBahia (redaca@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Entre as várias ações para conter o avanço do novo coronavírus, manter um afastamento de, no mínimo, dois metros de outras pessoas no supermercado, farmácia ou durante atividades necessárias fora do domicílio, está entre as mais importantes. Mas por que isso é necessário?

Segundo Juliana Oliveira, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, a orientação é baseada na densidade e na capacidade de alcance das gotículas expelidas por uma pessoa com sintomas respiratórios ao falar, ao tossir ou espirrar. “Quando falamos, tossimos ou espirramos, expelimos gotículas que podem conter e levar o vírus a outras pessoas”, explica.

Porém, mesmo com a segurança dessa medida, é importante destacar que as mesmas gotículas podem decantar em alguma superfície e prosseguir oferecendo risco de contaminação. “Nessa situação, ele se mantém capaz de contaminar por um período muito maior do que se estivesse em suspensão no ar”, comenta Juliana.

Para evitar contato com o microrganismo, a higienização do ambiente e pessoal deve ser redobrada e priorizada. “O vírus é sensível ao álcool 70%, água e sabão e aos desinfetantes de uso rotineiro em nossas casas. Portanto, essas devem ser as bases dos produtos escolhidos na hora da higienização. Priorizando a lavagem das mãos com água e sabão e preparações alcoólicas em gel, assim como o uso de desinfetantes no ambiente”, salienta a médica.

Confira outras ações que ajudam a prevenir a contaminação e proliferação da doença:

- Ao tossir ou espirrar, não cubra a boca ou nariz com a mão. A recomendação é usar um lenço, que deve ser imediatamente descartado após o uso, ou realizar essas ações com o antebraço ou cotovelo;

-  Nada de compartilhar objetos pessoais, como celular, copos, talheres e, até mesmo, notebooks;

- Evite aglomerações;