Saúde

Costuma usar a folha de louro na cozinha? Veja seis benefícios ao consumi-la regularmente

A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Costuma usar a folha de louro para cozinhar? Saiba que o tempero pode ser aplicado em diferentes finalidades, que vão além da alimentação. A folha de louro é altamente nutritiva e o seu consumo traz diversos benefícios para a saúde, o site Taeq separou seis deles. Confira:

Foto: Reprodução

Folha de louro auxilia na digestão
Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas. Ou seja, é sempre uma boa dica incorporar a folha de louro às receitas - principalmente no caso de quem tem problemas de digestão.

É fonte de vitaminas e antioxidantes
A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes - que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina 

Folha tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas
Muita gente não sabe, mas a folha de louro também pode atuar como anti-inflamatório, pois possui o composto eugenol - que, inclusive, é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a folha de louro é muito usada para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais e por aí vai. 

Louro ajuda a regular o fluxo menstrual
Para quem tem um fluxo menstrual muito irregular, a folha de louro também pode ser uma grande aliada. Isso porque essa planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade. Quem sofre com amenorreia (falta de menstruação mesmo em idade fértil) costuma usar a folha de louro para tratar o problema e regular os ciclos. 

Atua como diurético natural
Outro ponto positivo da folha de louro é que ela também atua como diurético, hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Por conta de suas propriedades diuréticas, a folha de louro também estimula o funcionamento do sistema urinário.

Chá de louro ajuda a amenizar estresse e ansiedade
Muitas pessoas gostam de tomar um chazinho para relaxar a mente - e isso realmente funciona, principalmente quando você usa a erva certa para o preparo! A folha de louro, por exemplo, consegue surtir um efeito calmante, mas sem causar sonolência.