Saúde

Da bebida à sobremesa: veja os benefícios dos ingredientes de Natal e Ano Novo

Nutricionista Marcela Mendes apresenta versões saudáveis de bebida, entrada, salada e panettones saborosos para desfrutar nas ceias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Aproveite as comemorações de fim de ano para valorizar bons hábitos alimentares. A nutricionista Marcela Mendes, da Mundo Verde, apresenta versões saudáveis de bebida, entrada, salada e panettones saborosos para desfrutar nas ceias de Natal e Réveillon com muito sabor.

Para servir como opção de petisco saudável, a Árvore de Natal com oleaginosas e berries traz benefícios para a imunidade e a saúde cardiovascular, e pode ser apresentada junto com a canela, que é outra opção indicada para o sistema imunológico e o controle da glicemia. O Ponche Natalino é uma boa escolha de bebida refrescante repleta de nutrientes saborosos como framboesa e blueberry.

Foto: divulgação / Mundo Verde 

A rabanada é um clássico do Natal, e pode ser preparada com ingredientes saudáveis, mantendo o sabor docinho original e suas escolhas em equilíbrio. Ícone natalino, o panettone ganha versões saudáveis para provar no café da manhã ou café da tarde nas versões Frutas Light sem leite e derivados, e Gotas de Chocolate Light, ambos com 25% menos calorias, rico em fibras e sem adição de açúcares.

Na virada de ano, os supersticiosos podem apostar na tradição da lentilha. Experimente preparar a receita de salada de lentilha com trigo e tomate seco. No Réveillon, as nozes, avelãs, castanhas e tâmaras também são boas fontes de fibras, gorduras boas e proteínas.

Confira as sugestões da Mundo Verde


Árvore Natal com oleaginosas e berries 

Foto: divulgação / Mundo Verde

Ingredientes:

Mix Nuts; canela em pau; gojiberry; cranberry e anis estrelado. 

Modo de preparo:

Utilize a criatividade para fazer a composição da sua preferência e monte uma linda árvore de Natal, que ainda poderá servir de decoração em sua mesa.


Ponche Natalino

Foto: divulgação / Mundo Verde
 

Ingredientes:

1 laranja; 80g de framboesa; 100g de blueberry; 200ml de suco de uva integral sem açúcar; 250ml de suco de laranja integral sem açúcar; 200ml de água com gás

Gelo a gosto; e alecrim fresco a gosto para decorar.

Modo de preparo:

Corte a laranja no formato meia-lua e com casca. Em uma jarra com gelo, adicione a laranja, o blueberry e a framboesa. Na sequência, adicione o suco de uva, o suco de laranja e a água com gás, aos poucos. Mexa bem e adicione alecrim fresco para decorar. Consuma logo em seguida.

Salada de lentilha com trigo e tomate seco 

Foto: divulgação / Mundo Verde

Ingredientes:

200g de trigo grosso, lavado e escorrido

200g de lentilha, lavada e escorrida

4 xícaras de chá de água

2 colheres de sopa de manteiga Ghee 

1 xícara de chá de tomate seco picado

½ xícara de chá de azeitona roxa sem caroço, picada

2 dentes de alho picado

Sal rosa do Himalaia a gosto

Vinagre de maçã orgânico a gosto

Cheiro verde picado a gosto (reservar algumas folhas para decorar)

Modo de preparo:

Leve uma panela ao fogo média com a manteiga Ghee e o alho, até dourar. Acrescente o trigo e refogue bem. Adicione 2 xícaras de água e cozinhe por cerca de 20 minutos. Em outra panela, acrescente a água restante e cozinhe a lentilha por cerca de 20 minutos, em fogo baixo. Após o tempo de cozimento do trigo, adicione-o junto à lentilha e deixe que cozinhem por mais 10 minutos ou até que estejam macios. Em um bowl, despeje a lentilha com o trigo e adicione o tomate seco, as azeitonas picadas e misture bem. Adicione o sal rosa a gosto, o cheiro verde picado e deixe esfriar. Antes de servir, tempere com o vinagre de maça orgânico a gosto e acerte o sal, caso necessário. Sirva na sequência.

Rabanada 

Foto: divulgação / Mundo Verde

Ingredientes:

1 pão de rabanada ou do tipo baguete (pode ser substituído por pão sem glúten ou integral)

2 xícaras de chá de leite de coco 

3 colheres de sopa de adoçante xilitol

2 gemas de ovos

2 colheres de sopa de canela em pó

Óleo de coco em spray (para untar)

Cobertura para empanar e polvilhar:

1 xícara de chá de adoçante xilitol

2 colheres de sopa de canela em pó

Modo de Preparo:

- Fatiar o pão em pedaços de 3cm, mais ou menos e reservar. Prepare o leite de coco como escrito na embalagem. Bata as gemas com a ajuda de um garfo.

- Em uma tigela, misture o leite de coco preparado, as gemas, o adoçante e a canela em pó. Misture bem.

- Unte uma vasilha ou forma, que possa ir ao forno, com óleo de coco em spray. Vá despejando cada fatia do pão na mistura da vasilha e depois vá acrescentando na forma. - Repita este processo com todas as fatias do pão e leve à geladeira por 20 minutos.

- Pré-aqueça o forno a 180 graus por cerca de 20 minutos e leve a forma para assar por cerca de 15 minutos, virando de lado no meio deste tempo, até que estejam dourados.

- Para empanar, misture o adoçante e a canela e depois vá empanando cada fatia de pão.

Sirva ainda quente e se preferir pode polvilhar mais canela e xilitol.

Saiba como incrementar o seu panettone saudável 

 

Ícone natalino, o panettone ganha versões saudáveis com ingredientes adicionais. Escolha a versão de Panettone Frutas Light, preparada com massa especial, 25% menos calorias em relação à versão tradicional, zero lactose, zero açúcar e tem alto teor de fibras, importantes em uma alimentação equilibrada. Experimente passar manteiga ghee, para dar um sabor especial, e colocar na chapa.

Outra opção é pegar um panettone gotas de chocolate light, sem adição de açúcar e com alto teor de fibras. A sugestão é polvilhar leite de coco em pó para trazer ainda mais benefícios ao seu café da manhã ou da tarde.