Saúde

Da casca à semente: veja dicas de como aproveitar totalmente os alimentos

A casca da maçã, por exemplo, concentra a maior parte dos antioxidantes e vitaminas presentes na fruta

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você, provavelmente, já sabe que para ter uma vida mais saudável não pode faltar frutas, legumes e verduras na sua alimentação. Mas, você sabia que pode aproveitar todas as partes destes alimentos? Cascas, polpas e sementes são ricas em nutrientes. A casca da maçã, por exemplo, concentra a maior parte dos antioxidantes e vitaminas presentes na fruta. 

Para te ajudar a aproveitar totalmente os alimentos, os profissionais de nutrição do portal Taeq prepararam uma lista com dicas simples para incorporar o que inicialmente iria para o lixo à alimentação. Confira: 


1- Cascas podem ser cozidas e comidas junto com os alimentos: isso vale para alimentos como batatas, chuchus, cenouras, frutas como maçã, pera, mamão e limão. Caso você não goste de comer as cascas junto com o alimento, a nossa sugestão é usá-las para preparar doces, geleias, sucos e incrementar outras receitas. 

2- Talos e restos de verduras podem ser usados em sopas e bolinhos: a dica vale para consumir couve, agrião e rúcula.  Os talos de folhas, por exemplo, podem ser triturados e usados no preparo de bolinhos de arroz ou fubá. Outra dica interessante é incorporá-los ao preparo de sopas e caldos. Neste caso, basta cortar as folhas e talos em pedaços bem pequenos e, então, acrescentar à sopa. 

3- Use sementes para fazer farinhas e incorporar receitas de geleias, massas e pães: isso vale para as sementes de abóbora, maracujá, mamão ou tomate. As sementes de abóbora e de girassol, por exemplo, ficam deliciosas e podem ser servidas como tira gosto. Basta torrá-las no forno com azeite, sal e servir logo em seguida. Outra dica interessante é usar sementes de maracujá e melancia, por exemplo, para fazer geleias de frutas mais saborosas e gourmetizadas. 


4- Use cascas, sementes e talos como ingredientes de vitaminas, smoothies e até sucos: basta colocar os ingredientes (inclusive a polpa dos alimentos) junto com um pouco de água ou leite e, então, bater com um liquidificador ou mixer.