Saúde

De A a Z: conheça todos os nutrientes do ovo e seus benefícios

Ovo é altamente nutritivo, versátil (adequado para todas as refeições, do café da manhã ao jantar) e acessível do ponto de vista financeiro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer encontrar praticidade e saúde na mesma refeição? Você precisa inserir o ovo no seu cardápio alimentar. Ele é altamente nutritivo, versátil (adequado para todas as refeições, do café da manhã ao jantar) e acessível do ponto de vista financeiro. 

Reconhecido como o segundo alimento mais completo para os seres humanos (o primeiro é o leite materno), os ovos são ricos em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E). 

Foto: reprodução / Pixabay

A DSM, empresa do segmento de aves, preparou uma lista com os benefícios de cada nutriente presente na composição do ovo. Confira: 

Colina: é vital para a função de nervos e músculos e promove o desenvolvimento cerebral e função adequada da memória.

Ferro: necessário ao transporte de oxigênio no organismo, contribui para a produção de energia e ajuda a evitar a anemia.

Folato:  necessário para o desenvolvimento e manutenção de novas células, ajuda a proteger contra defeitos congênitos e é especialmente importante para mulheres grávidas.

Iodo: é necessário para a produção de hormônios da tireoide e é vital para a função normal da glândula tireoide.

Luteína & Zeaxantina: contribui para manter boa visão, ajuda a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.

Proteína: essencial para a formação e reparação de músculos, órgãos, pele, cabelos e outros tecidos do organismo e é necessária para a produção de hormônios, enzimas e anticorpos.

Selênio: retarda a degradação de tecidos corporais, protege o DNA, as proteínas e gorduras nas células contra danos oxidativos. É importante para a saúde do sistema imunológico e funcionamento da glândula tireoide.

Vitamina A: necessária para o desenvolvimento saudável das células, ajuda a manter pele e olhos saudáveis, na visão noturna e estimula o sistema imunológico.

Vitamina B2 (Riboflavina): ajuda a manter a saúde da pele e dos olhos.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): importante para o metabolismo, para a liberação de energia dos alimentos e para o desempenho mental.

Vitamina B12: necessária à formação de hemácias, mantém função adequada do sistema imunológico e ajuda a evitar doenças cardíacas.

Vitamina D: necessária para a saúde de dentes e ossos, é essencial para a absorção de cálcio pelo organismo e confere proteção contra alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.

O gerente de marketing da área de nutrição da DSM, José Francisco Miranda Júnior, lembrou que é importante ter cuidado com o armazenamento e escolha do ovo, que precisa ser fresco.