Saúde

De olho na saúde: conheça cinco benefícios ao consumir a amora na alimentação

Amora possui ácido elágico, componente antioxidante que é especialmente conhecido pela sua ação anticâncer

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis na alimentação? Você precisa conhecer a amora. A fruta silvestre que pode ser encontrada em diversas regiões do país, encanta por seu sabor ser doce e azedo ao mesmo tempo. Além de ser deliciosa, ela ainda traz diversos benefícios para a saúde. Confira:

Fruta é um ótimo antioxidante por possuir vitamina E

Um dos principais nutrientes da amora é a vitamina E, que é conhecida por ser um ótimo antioxidante. Isso significa que evita a oxidação celular através do combate aos radicais livres, que quando em excesso podem gerar diversos problemas ao nosso corpo. Com isso, permitem que a célula permaneça saudável, o que evita o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de um câncer. Sem falar que também deixa o sistema imunológico fortalecido, reduzindo as chances de o organismo sofrer com alguma doença.

Amora é rica em ferro, cálcio e fósforo

A fruta também possui boas quantidades dos minerais ferro, fósforo e cálcio. O primeiro é famoso por evitar a anemia, mas ele também ajuda no transporte de oxigênio pelo corpo. Já o fósforo permite que o processo metabólico, seja ele do sistema nervoso ou muscular, funcione corretamente. Esses dois minerais, somados, são essenciais para quem pratica algum tipo de exercício, já que essas pessoas precisam constantemente de energia. Por fim temos o cálcio, que previne a osteoporose por deixar os ossos mais fortes.

É fonte de fibras alimentares

Outro benefício da amora é a presença de fibras alimentares. Elas ajudam a regular o aparelho digestório, evitando tanto a prisão de ventre quanto a diarreia por melhorarem o trânsito intestinal. Com isso, impedem a formação de gases e reduzem a sensação de inchaço no corpo. Por fim, também são muito indicadas para quem quer emagrecer, já que dão saciedade, fazendo com que a pessoa coma apenas o que necessita, e não por impulso.

Amora ajuda no combate ao câncer

A amora possui também ácido elágico, componente antioxidante que é especialmente conhecido pela sua ação anticâncer. Isso porque inibe o aparecimento de células cancerígenas em diversas partes do corpo, incluindo pele, mama e próstata. É bom destacar que o ácido elágico não está presente apenas na amora, aparecendo também em outras frutas vermelhas.

Amora emagrece por ser low carb

Por fim, a amora possui uma quantidade pequena de carboidratos, o que faz com que ela seja ótima para quem tem uma alimentação low carb. Pessoas que aderiram a essa dieta prezam o consumo de alimentos com baixo teor de carboidratos, o que garante o emagrecimento saudável. Lembrando que antes de simplesmente aderir a esse plano alimentar é preciso consultar um nutricionista.