Saúde

De olho na saúde: oito razões para consumir o alface regularmente

Por fornecer vitamina A, a hortaliça se torna uma potente aliada contra a degeneração macular

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? a hortaliça alface, além de ser um ótimo acompanhamento para as refeições do dia a dia, sua folha também apresenta diversos nutrientes importantes para o nosso corpo. Ela que é rica vitaminas, minerais e fibras, possui diversos benefícios para a saúde. Pensando nisso, a Taeq oito motivos para consumir o vegetal. Confira:

1 - Fortalece o sistema imunológico: Fontes de vitamina C, as folhas de alface ajudam a manter o corpo livre de resfriados, gripes e outras inflamações comuns, melhorando os mecanismos de defesa do organismo.

2 - Melhora a saúde dos olhos: Por fornecer vitamina A, a hortaliça se torna uma potente aliada contra a degeneração macular e a catarata causadas pelas ações dos radicais livres ao longo do envelhecimento.

3 - Diminui o colesterol: A niacina, mais conhecida como vitamina B3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o LDL e, contribui para o aumento do colesterol saudável, o HDL. Assim, a alface se torna um aliado da saúde cardiovascular.

4 - Previne a anemia: Rico em ferro, a verdura afasta a fadiga, tontura, mal-estar, fraqueza e outros sintomas que sinalizam o estado anêmico do corpo. Para potencializar a absorção de ferro, você pode combinar a alface com outros vegetais ricos em vitamina C, como o brócolis e a couve.

5 - Diminui as cãibras: Para os praticantes de atividades físicas e que sofrem com as cãibras musculares, a alface também pode ajudar. Com uma quantidade considerável de potássio, as folhas previnem essa condição chamada de hipocalemia, que são os níveis baixos do mineral no sangue.

6 - Favorece o trânsito intestinal: As fibras alimentares presente no alimento são responsáveis por prevenir a constipação e a prisão de ventre. Essas substâncias também garantem a sensação de saciedade mais rapidamente.

7 - Contribui com o emagrecimento saudável: Com pouquíssimas calorias em sua composição, cerca de 15 kcal em 100g da hortaliça, a alface pode ajudar quem deseja perder alguns quilos de forma natural e equilibrada.

8 - Garante ossos fortalecidos: Além do cálcio, mineral responsável pela calcificação dos ossos, favorecendo o bom desenvolvimento, as folhas de alface também possuem a vitamina K, nutriente importante para fixar o cálcio no organismo e deixar a saúde óssea em dia.