Saúde

De olho na saúde: seis razões para consumir milho regularmente

O milho é rico em fibras e carboidratos, e o seu consumo pode trazer vários benefícios para o organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com o mês de junho quase na porta, é impossível não pensar em se esbaldar nas comidas típicas. Para você que busca alimentos saborosos e saudáveis, não pode abrir mão de consumir milho cozido e outras receitas que levem o cereal. O milho é rico em fibras e carboidratos, e o seu consumo pode trazer vários benefícios para o organismo. 

"O milho pode ser utilizado como uma opção aos celíacos e intolerantes ao glúten. É rico em vitamina B1, magnésio, fósforo e potássio, além do ácido fólico (na forma de farinha). No milho podemos encontrar também quantidades significativas de substâncias antioxidantes como a zeaxantina e luteína (protegendo doenças degenerativas oculares)", explicou a  nutricionista Priscilla Goretti, em entrevista ao portal Taeq. 

Na entrevista, a nutricionista também listou os principais nutrientes do milho que são aliados da saúde. Confira: 


1- Presença dos antioxidantes (zeaxantina e luteína): Auxiliam na proteção de doenças degenerativas oculares, como a catarata e degeneração macular, associados à idade.

2- Fonte de energia: Rico em carboidrato, o milho é responsável por fornecer energia para o corpo.

3- Rico em fibras: Ajudam na regulação do colesterol e do intestino, além disso, ajuda a prevenir a prisão de ventre. As fibras também são boas aliadas no controle do apetite, proporcionando saciedade na ingestão do cereal.

4- Vitamina B1, magnésio e potássio: Auxiliam na condução dos impulsos nervosos e, consequentemente, em tudo relacionado à essas funções, como exemplo a memória. Além disso, o potássio ajuda a evitar as câimbras e a fadiga muscular, beneficiando a saúde dos músculos.


5- Ácido Fólico ou vitamina B6 : Evita a má formações congênitas, importante para a formação do tubo neural, prevenindo a depressão e fortalecendo o sistema imunológico.

6- Magnésio e fósforo: Dois minerais extremamente essenciais para a nossa saúde óssea e cardiovascular.