Saúde

DF confirma primeiro caso de infecção por chikungunya

A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África

da Agência Brasil
- Atualizada em

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou o primeiro registro de infecção por chikungunya na capital. De acordo com o órgão, uma missionária que estava no Haiti chegou de viagem no dia 1º de julho apresentando febre e mal-estar. Ao sair do aeroporto, ela se dirigiu ao Hospital Regional da Asa Norte, onde foi atendida.


“Os médicos constataram que a paciente estava com a febre chikungunya. A mulher foi medicada, já recebeu alta médica e não corre risco de morte, nem de transmitir a doença”, informou a secretaria em nota.


Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, pelo menos 20 casos do vírus chikungunya foram registrados no país desde o início do ano. Desses, 17 casos foram em militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti, além de um brasileiro que viajou para a República Dominicana. Os outros são de dois haitianos que viajaram ao Brasil e que já estão no país de origem.


A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África.