Saúde

Dia D contra Febre Amarela tem 57 pontos de vacinação em Salvador

Eles estão instalados em shoppings, escolas, igrejas e estações

Redação Correio 24h

Quem ainda não se vacinou contra a febre amarela deve aproveitar este sábado (24) para se imunizar, no Dia D contra a doença. Ao todo, são 57 pontos de vacinação disponíveis, como a Estação da Lapa, Rodoviária, shoppings, igrejas e unidades de saúde da capital. A lista completa está disponível logo abaixo.

Os postos funcionam das 9h às 17h. Em pessoas com idades entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença serão aplicadas as doses fracionadas. Já crianças entre 9 meses e 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais (é preciso apresentar o comprovante do deslocamento) continuarão a tomar a dose padrão do imunobiológico. A campanha de vacinação fracionada começou na última segunda-feira (19) em Salvador, com a meta de imunizar 1,2 milhão de soteropolitanos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta eventos adversos.


Macacos capturados

Desde o início de janeiro, 111 macacos foram capturados em Salvador e foram submetidos a exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Os materiais coletados dos animais em Salvador já foram encaminhados para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, referência nacional para esse tipo de análise, para investigação da causa dos óbitos. 

Os primeiros dez materiais analisados pelo Fiocruz descartaram a presença do vírus da febre amarela nos animais capturados. As outras 97 amostras seguem sob análise. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.

De acordo com a SMS, quem encontrar um macaco morto ou com comportamento estranho pode entrar em contato com o CCZ através do telefone 3611-7330 ou 3611-7331.