Saúde

Dia Internacional da Cerveja: veja seis benefícios da bebida para saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal é de um a dois copos pequenos ao dia para mulheres e três para homens

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Cerveja? Que tal aproveitar a sexta-feira para tomar uma gelada com os amigos? Essa bebida se for consumida com moderação pode trazer vários benefícios para o indivíduo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal é de um a dois copos pequenos ao dia para mulheres e três para homens.

Foto: reprodução
Veja seis motivos para beber cerveja com moderação e sem sentir culpa.

1- Melhora a imunidade: de acordo com pesquisadores da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos, o consumo moderado de cerveja pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ainda auxiliar no combate de infecções.

2- Emagrecimento: a cerveja tem componentes que proporcionam mais energia ao corpo e, consequentemente, atua na queima de gordura. Além disso, a bebida é fonte de carboidrato complexo, que possui menos calorias e mais fibras.

3- Previne doenças: u
ma pesquisa realizada na  Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.

4- Aliada do coração: u
m estudo feito no instituto italiano Research Laboratories, da Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paolo II, mostra que o consumo moderado de cerveja faz bem ao coração.

Uma pesquisa feita pela American Stroke Association (Associação Americana do Derrame) mostrou que indivíduos que bebem cerveja de forma moderada possuem um risco 50% menor de sofrer acidente vascular cerebral (AVC), pois a bebida ajuda a prevenir a formação de coágulos nas artérias, tornando-as mais flexíveis.



5- Tratamentos de beleza:
a composição da cerveja tem princípios hidratantes e adstringentes. Além disso, tem altas concentrações de vitaminas, proteínas e aminoácidos que auxiliam na restauração dos cabelos e nos cuidados com a pele.  

As propriedades da bebida (Cevada, lúpulo e as leveduras) estão sendo utilizadas em procedimentos estéticos, como peeling, esfoliação ou imersão na cerveja.

6- Trata insônia: um estudo da University of Extremadura, na Espanha, apontou que a cerveja tem um efeito sedativo, que pode auxiliar no tratamento de insônia e distúrbios associados ao sono.

O lúpulo da sua composição eleva a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, o que prepara o organismo para um sono tranquilo.