Saúde

Dia Nacional da Ressaca: nutricionista indica dez alimentos para curar ou evitar a ressa

Melhorar o cardápio alimentar é uma ótima estratégia para curar ressaca e recuperar a disposição

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Já sabe o que vai fazer nesta quinta-feira (28)? Que tal reunir os amigos para comemorar o Dia Nacional da Ressaca? Vale experimentar bebidas novas ou pedir a mesma de sempre. O importante é cuidar da saúde para evitar mal-estar no dia seguinte. Para te ajudar a curar os efeitos da ressaca e recuperar a disposição, a nutricionista Geise Brito, da Perini, listou os alimentos que você não pode deixar de consumir. 

Foto: divulgação

1- Água aromatizada com alecrim: ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea. A água é o ingrediente principal na cura da ressaca. Inclusive, alternar um copo de água com a bebida alcoólica é importante para evitar a ressaca.

2- Isotônicos caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal - 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá).

3- Água de coco: além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos com o consumo de bebidas alcoólicas.

4- Frutas: boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sucos, sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana que é ótima fonte de potássio, melancia, laranja, tangerina, uva, frutas com alta atividade de água e que favorecem a hidratação.


5- Massas, bolos e pães:
são ricos em carboidratos. Transformam em açúcar depois de digeridos e fornecem energia para o corpo. A chamada glicose necessária, mas não se pode abusar do açúcar.

6- Grãos integrais: possuem muita vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.

7- Ovo: rico em proteína cisteína, que ajuda a evitar intoxicação causada por substâncias produzidas com a presença do álcool no corpo.

8- Chás de boldo e carqueja e hortelã: ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal-estar.

9- Couve e espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a limpeza do fígado. Os vegetais verde-escuro possuem função detox.

10- Tomate: é rico em vitamina C e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.