Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Diabetes pode causar disfunção erétil; entenda

Uma das consequências que ele pode provocar é a diminuição da sensibilidade dos nervos

Redação iBahia • 17/06/2019 às 8:20 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em uma entrevista, o apresentador José Luiz Datena comentou sobre sua saúde e afirmou ter problemas de ereção por conta do diabetes. A doença é caracterizada pela ausência ou pouca produção de insulina, hormônio responsável por diminuir as taxas de glicose no sangue.

— O diabetes atinge todos os órgãos em maior ou menor grau. Uma das consequências que ele pode provocar é a diminuição da sensibilidade dos nervos. A irrigação dos órgãos também pode ser afetada — explica o endocrinologista Claudio Ambrósio.

São esses dois motivos que levam homens diabéticos a sofrerem de disfunção erétil. Com as terminações nervosas responsáveis por estimular o desejo sexual prejudicadas e a má irrigação da região genital, o pênis tem dificuldade para ficar ereto.

— A população em geral sabe que a glicose alta pode causar a cegueira e amputação, mas ela é uma das maiores causas da disfunção erétil. Os pacientes diabéticos mais acometidos são aqueles que têm mais tempo de doença e também estão com a taxa de glicose mais elevada. Nos que mantêm o controle glicêmico, o risco é menor — afirma Rodrigo Moreira, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Para tratar o diabetes e evitar que a doença provoque impotência sexual, é importante que o paciente sempre busque auxílio médico.

— Existem alguns tratamentos para a disfunção erétil, como a terapia de ondas, em que o órgão sexual masculino é submetido a uma onda acústica que aumenta a circulação sanguínea local, promovendo processos de neovascularização e reparação do tecido — indica Emilio Sebe Filho, urologista e fundador da rede de clínicas Lifemen.

E para se ter um resultado satisfatório e duradouro, é importante que o paciente procure controlar o diabetes.
1) Controle o diabetes: Quando a doença está controlada, as chances de sofrer de disfunção erétil diminuem, porque o diabetes afeta menos o organismo

2) Evite o cigarro: o tabagismo é uma das principais causas da disfunção erétil. Associada a um quadro de diabetes, a combinação pode ser fatal para a saúde sexual masculina.
3) Controle o colesterol: o colesterol alto provoca a aterosclerorese (entupimento das artérias), doença responsável por dificultar a irrigação dos órgãos, inclusive do pênis.
4) Verifique a sua pressão: alguns medicamentos para o controle da pressão podem causar disfunção erétil, por isso é necessário conversar com seu médico sobre o assunto.
5) Não se automedique: não use estimulantes sexuais sem a prescrição médica. Em ves de ajudar, eles podem trazer grandes prejuízos para a saúde.
6) Acompanhamento médico: ao descobrir o diabetes, além de ser acompanhado por um endocrinologista, procure também um urologista para cuidar da saúde sexual.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde