Saúde

Dicas poderosas: saiba como usar o cacau a seu favor sem se preocupar com a balança

A fruta é rica em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, o que significa que combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e evitando o envelhecimento precoce

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você consome cacau no seu cotidiano? Pense direitinho na resposta, nada de falar que sim apenas por comer chocolate. Pois, o cacau é muito mais do que o principal ingrediente do chocolate. A fruta é rica em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, o que significa que combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e evitando o envelhecimento precoce. Então, se a resposta for não chegou a hora de mudar essa realidade.

O cacau é tão importante que tem até um dia para chamar de seu, que é comemorado dia 26 de março. Além dos benefícios citados anteriormente, ele  possui propriedades prebióticas e probióticas,  que ajudam a regular o intestino. Em pó, ele pode ser utilizado para o preparo de diversas receitas, como bolos, pudins, chocolate quente e até mesmo brigadeiro.

Foto: reprodução / Pixabay
De acordo com o nutricionista Matheus Mottado, Vigilantes do Peso, o cacau em pó é a opção mais nutritiva. "Quando transformado em pó, ele não sofre acréscimo de outros ingredientes - como açúcar - em sua composição. O cacau em pó possui mais propriedades do fruto e menos manteiga, porém é mais amargo e de sabor intenso do que o chocolate", explicou Matheus.

Já que o cacau em pó é mais nutritivo que o achocolatado comum, por que não fazer essa troca na cozinha? Afinal, esse costuma ser o ingrediente chave em receitas doces com chocolate e, por isso, a substituição é tão saudável. A mesma dica vale para aquelas receitas que pedem para derreter o chocolate - nesses casos, recomenda-se que seja utilizado o chocolate feito de 70% cacau. Além de ser muito saboroso, a sobremesa fica ainda mais nutritiva.
Foto: reprodução / Pixabay
Quer começar a fazer as substituições na sua cozinha e comemorar o dia do cacau em grande estilo? A equipe do Vigilantes do Peso separou algumas combinações para se deliciar sem sair da dieta ou prejudicar a saúde.

Aveia Matinal com Cacau, Banana e Chia: com apenas cinco ingredientes, você já pode preparar essa delícia logo cedo, no café da manhã. Que tal testar essa receita simples em sua casa hoje mesmo?

Mix de Amêndoas com Cacau: o lanche da tarde vai ganhar um toque especial com esse snack que você pode preparar e levar para onde quiser, para qualquer momento que bater fome no meio do dia.

Brigadeiro com cacau : o brigadeiro que você ama, com os nutrientes necessários para tornar sua dieta ainda mais apetitosa, sem perder o sabor. Nessa versão da clássica sobremesa, poucos produtos serão utilizados, trazendo ainda mais praticidade na hora do preparo.

Smoothie de cacau com banana : perfeito para quem quer ter uma alimentação saudável, essa receita é preparada com ingredientes nutritivos. Esse delicioso mix de banana e cacau é o que você precisa para dar um up na sua energia.