Saúde

Docinha e nutritiva: conheça os benefícios ao consumir a cana-de-açúcar na alimentação

Uma das vantagens da cana-de-açúcar é o aumento da imunidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de cana-de-açúcar? Conhecida pelo seu sabor doce, a planta é altamente rica em nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo. Além disso, ela é ótima opção para fortalecer os órgãos e ajudar a hidratar o corpo. Pensando nisso, o portal Taeq separou seis benefícios ao consumi-la na alimentação. Confira:

Fortalece o sistema imunológico

Por contar com muitas vitaminas em sua composição, especialmente a C, uma das vantagens da cana-de-açúcar é o aumento da imunidade. Isso porque o ácido ascórbico, como também é chamado, é capaz de aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos fazendo, assim, com que nosso corpo tenha menos chances de desenvolver doenças como gripes, resfriados e anemia.

É aliado de quem sofre com diabetes

Você sabia que adoçar as refeições com cana de açúcar pode ser uma opção para diabéticos? É que, por ter um baixo índice glicêmico e ser rica em frutose, o alimento exige menos produção de insulina e ainda ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue assim como lipídios e gorduras, que favorecem a incidência do problema.

Ajuda a aumentar a hidratação do corpo

Não é apenas por questão de gosto que vale a pena investir na cana-de-açúcar durante o verão. Ela é indicada para os dias mais quentes por hidratar o organismo fazendo com que o corpo se mantenha mais fresquinho e ainda ajudar a reduzir os riscos de uma potencial insolação.

É fonte de energia instantânea

Por ter uma boa quantidade de glicose e carboidratos em sua composição, a cana-de-açúcar também se destaca como fonte de energia instantânea. Sendo assim, é uma boa pedida para quem precisa começar o dia com mais disposição ainda mais no calor, por se tratar de uma alternativa a bebidas quentes no café da manhã e especificamente para atletas.

Combate o câncer e o envelhecimento precoce

Além de substâncias como vitaminas e carboidratos, a cana-de-açúcar também é rica em antioxidantes. E, por contar com a ação desses agentes, ela é capaz de ajudar o organismo a combater a ação dos radicais livres fazendo, assim, com que o corpo fique livre de doenças como o câncer (especialmente o de mama e o de próstata) e também não sofra com o envelhecimento precoce.

Faz bem para o sistema urinário e diminui os riscos de pedra nos rins

Você já deve ter ouvido falar que o caldo de cana é muito indicado para pacientes que sofrem com pedra nos rins. O motivo? É que a bebida funciona como um diurético natural, melhora a atividade dos rins e ainda faz com que o sistema urinário tenha um funcionamento mais eficaz.