Saúde

Docinho e nordestino: saiba por que você deve consumir jenipapo

Em muitos países, seu xarope é utilizado para tratar pessoas com problemas no pulmão

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Se você mora no norte ou no nordeste, provavelmente já ouviu falar no jenipapo. Além de ser utilizado como "matéria-prima" na elaboração de doces, sucos e licores, essa fruta traz inúmeros benefícios para a saúde. O portal Taeq listou cinco razões para consumir a fruta regularmente.

Foto: reprodução
1-Fonte de vitaminas e minerais

O jenipapo é fonte de vitaminas B1, B2, B3, B5 e C. Ele também é rico em fibras, o que o torna imprescindível para quem sofre de prisão de ventre. Além disso, é composto por ferro, cálcio e fósforo.

2- 'Santo-xarope' para quem sofre de problemas respiratórios

Em muitos países, o xarope de Jenipapo é utilizado para tratar pessoas com problemas no pulmão. Uma dica é cozinhar por 40 minutos três jenipapos e um limão com casca cortado em pedaços em dois litros de água. Após essa mistura esfriar, basta colocar mel e armazenar. No entanto, é sempre importante consultar um médico.

3-"Amigo" das grávidas


O jenipapo atua no intestino, ajudando a evitar vômitos e enjoos, comuns na gravidez. Uma sugestão é fazer o suco do jenipapo e depois cozinhá-lo até o seu volume reduzir pela metade.

4-Indicado para quem faz quimioterapia

O fruto auxilia no controle das plaquetas sanguíneas e, por causa disso, é indicado para quem está realizando quimioterapia. Neste tratamento, a medula óssea apresenta dificuldades em produzir plaquetas, o que pode causar hemorragias. De acordo com o Taeq, , a melhor forma de beber é preparando um suco, batendo o fruto no liquidificador e o coando depois.

5-Pode funcionar como afrodisíaco

Em algumas culturas, o jenipapo é conhecido por aumentar a libido e, dessa forma, elevar o apetite sexual. No entanto, isso ainda não foi comprovado cientificamente.