Saúde

Doente em pleno verão? Veja cinco alimentos que combatem o nariz entupido

A congestão nasal, comum em quadros de gripes, rinite e sinusite, é causada por um inchaço na mucosa nasal

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Engana-se quem pensa que é impossível ficar com o nariz entupido no verão. A congestão  nasal, comum em quadros de gripes, rinite e sinusite, é causada por um inchaço na mucosa nasal. Mas, você sabia que uma das maneiras de amenizar a congestão nasal é escolhendo os alimentos adequados?

Foto: reprodução
Ainda que alguns aumentem  o sintoma, existem comidas que podem  ajudar no descongestionamento das vias aéreas. Com base em uma matéria publicada pelo UOL, confira a lista que alimentos que você deve incluir em seu prato para acabar de vez com o nariz entupido!



1- Grãos e sementes

Sementes de linhaça, girassol e castanhas são ricas em flavonoides,substância que, além de possuir efeito anti-inflamatório, ajuda a amolecer as mucosas.

2- Canja de galinha

O prato é fonte do aminoácido cisteína, que alivia o nariz entupido. Além disso,  As altas temperaturas do alimento aquecem e umidificam a mucosa nasal.  

3- Alho e cebola


Segundo o UOL, esses alimentos combatem infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. Além disso, possuem alicina em sua composição, que ajuda a diluir o muco e a diminuir a inflamação do nariz

4- Abacaxi

São incontáveis os benefícios do abacaxi para a saúde. Além de ser fonte de vitamina C, a fruta é fonte de bromélia, substância que ameniza as inflamações e diminui a congestão do nariz.

5- Gengibre


Não é a toa que o gengibre é utilizando na maioria das receitas caseiras contra gripes. Ele auxilia na limpeza das vias nasais e possui substâncias anti-inflamatórias.