Saúde

Em seis passos: nutricionistas dão dicas para manter a forma sem esquecer da saúde

Vale lembrar que saúde, alimentação equilibrada e atividade física devem andar lado a lado

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer ficar/manter a forma sem abrir mão da saúde? Os nutricionistas Héctor Uso, Aurora Cid e Giuseppe Ricciardi -  todos membros da LaLiga, associação esportiva da primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha - separaram algumas dicas. Vale lembrar que saúde, alimentação equilibrada e atividade física devem andar lado a lado. 

1- Comer mais com escolhas certas: o ideal é que se coma várias vezes ao dia. Tentando, ao máximo, escolher alimentos saudáveis e também atraentes ao paladar. 

2- Criatividade na cozinha: a base normal de uma alimentação saudável é feita com carboidratos e proteínas de fácil digestão, frutas, vegetais e grãos. A dica dos especialistas é incluir esses alimentos na dieta preparados em forma de snacks, geleias e trufas. "Às vezes faço sorvetes saudáveis ​​para eles [os jogadores]. E também sobremesas saudáveis, como um pão de ló proteico, por exemplo", comenta a nutricionista do Eibar.

3- Shakes em ação: "você pode se recuperar apenas com a hidratação e dieta corretas - como com a ingestão de frutas, por exemplo. Mas a verdade é que os shakes são bebidas que as pessoas geralmente gostam, e assim obtêm doses de proteínas e carboidratos em um formato muito simples e adaptável", explica Aurora Cid. A especialista também indica que "se você não se alimenta bem, é um acréscimo muito pequeno dentro de um plano muito mais amplo". 

4- Sem medo da balança: "o peso não é um dado confiável. Pode haver mudanças de peso de um dia para o outro e isso depende de muitos fatores: o que comeram no dia anterior, retenção de líquidos e até umidade e temperatura", explica Giuseppe Ricciardi.

5- Sem dieta restritiva: o pensamento de tive uma rotina saudável a semana toda e posso fazer o que quiser não é indicado. Deve ter flexibilização sim, mas precisa ser no grau certo. 

"O fundamental é educá-las sem proibições ou restrições. Para que saibam o que é certo em um determinado momento", é o método que Aurora Cid aplica aos jogadores do SD Eibar. "Por isso, às vezes, permitimos pizzas, hambúrgueres, sushi, sanduíches".


6- Ter paciência e não pular etapas: crie metas (a curto, médio e longo prazo) e tenha em mente que "a pressa é inimiga da perfeição". Afinal, não existe uma resposta e nem tempo padrão para os resultados começarem a aparecer. Fatores como idade, gênero, composição corporal, nível de estresse e genética influenciam - ao mesmo tempo que uma pessoa pode alcançar determinado resultado em apenas dois meses, outra pode fazer isso em oito, nove. Por isso, é preciso ter paciência e não pular etapas.