Saúde

Emagreça comendo banana: tudo que você precisa saber sobre a dieta japonesa

Dieta tem como objetivo acelerar o metabolismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Gosta de banana? Um cardápio tendo como base essa fruta vem sendo adotado pelos japoneses para emagrecer. De acordo com o portal Visa Saúde, a ‘Dieta Japonesa da Manhã’ consiste em comer até quatro bananas pela manhã ainda em jejum, tomar um copo de água em temperatura ambiente ou morna logo em seguida. O objetivo é acelerar o metabolismo e não consumir mais nada até o horário do almoço.

Foto: Reprodução/Internet

A dieta que se tornou um sucesso online e chegou a ganhar um livro, foi criada pelo médico especialista em medicina preventiva, Hitoshi Watanabe. O médico afirmou ter testado vários tipos de planos alimentares e a banana foi a que mais deu resultado inclusive, ele garante que a dieta seria livre de efeitos colaterais e pode ser feita por qualquer pessoa. 

Para quem não sabe, a fruta requer nutrientes. Ela pode acelerar o metabolismo, aumentar a sensação de saciedade, fornecer fibra e potássio, reduzir a aparência da celulite e diminuir a vontade e o impulso por doces. Além disso, ela melhora as funções do trato intestinal, alimentando as células e deixando o organismo mais saudável.

Para consumir a fruta diariamente sem enjoar, pode se cortar a banana ao meio, salpicar um pouco de canela e levar ao micro-ondas por 1 minuto. A textura ficará diferente e a canela também funciona como um aliado para acelerar o metabolismo.

Outras opções são amassar meia banana, colocar uma colher de farinha de aveia e levar à frigideira, assim  terá uma panqueca funcional com preparo simples e ainda muitos nutrientes.

Assim como cortar ela em rodelas e salpicar com chia. A semente é excelente para aumentar a sensação de saciedade.

Vale lembrar que você precisa consultar um nutricionista para saber se essa estrategia alimentar atende as necessidades do seu corpo, principalmente com relação a distribuição de nutrientes. 

O site Tua Saúde indicou uma opção de cardápio para adotar a dieta da banana. Confira: 

Café da manhã -pode-se comer até 4 bananas com 2 copos de água morna.
Almoço - praticamente todos os alimentos estão liberados, mas não se deve consumir doces e frituras, dando preferência a cereais integrais, peixe, legumes e verduras. É importante reduzir as quantidades.
Lanche - uma fruta à escolha.
Jantar - deve ser feito antes das 20h e ser ligeiro dando preferência a cereais integrais, peixe, legumes e verduras como no almoço.