Saúde

Emagreça sem privações: nutricionista explica como funciona a dieta social

Essa estratégia alimentar é voltada para nutrição funcional

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Fazer dieta não precisa ser uma assinatura para acabar com as saídas para comer com os amigos e familiares. A dieta social é uma prova disso. Essa estratégia alimentar é voltada para nutrição funcional, que busca o equilíbrio entre manter uma alimentação balanceada e ter os momentos de socialização. 

Para te ajudar a entender como funciona a dieta social, a nutricionista Giovana Morbi, que especialista em nutrição holística e ortomolecular e consultora da Taeq, fez uma lista com seis orientações valiosas sobre o assunto. Confira: 

1- Entenda que "dieta" não deve ser uma fase: você deve focar em ter uma alimentação equilibrada regularmente. Além disso, se liberte do pavor de alguns alimentos, pois isso pode despertar ansiedade e frustração. 

2- Adote um estilo de vida saudável: a chave de ouro é encontrar o equilíbrio entre o seu físico e a sua mente. Não adianta ficar magro(a) com a cabeça cheia de pensamentos perturbadores ou com o coração angustiado.

3- Saiba dosar as quantidades: Faça um lanche duas horas antes do encontro. Chegar com muita fome pode te levar a excessos desnecessários. Faça uma alimentação nutritiva composta por uma fonte de carboidratos (pão, granola ou aveia), uma fonte de proteína (queijo, iogurte, quinoa ou frango) e uma fonte de gordura (semente de chia, linhaça, azeite, pasta de amendoim, castanhas). 

4- Reconheça seu limite: fique atenta (o) aos sinais do seu corpo, principalmente com relação à saciedade. Mastigue os alimentos com calma, sinta o sabor das suas refeições e o seu estômago ficar completo. Qualquer sinal de desconforto pare de comer, não espere sentir a barriga estufar.

5- Tenha consciência ao comer: por exemplo, quando precisar em um evento à noite e sabe que vai extrapolar nas guloseimas tente comer bem durante o dia. Além disso, faça sempre atividade física. 

6- Teve um "dia do lixo"? Não precisa tomar vários sucos detox ou se exercita por horas: só retome sua alimentação normal. Vale até "pegar mais leve" no dia seguinte, mas não precisa de desespero. Beber bastante água e ter uma boa alimentação já ajudam seu corpo a se recuperar. 

"Não se prive de bons momentos, apenas saiba dosar. Eu sempre digo que o grande vilão da nossa saúde são os excessos. Comer é um prazer, uma alegria! Não faça disso um tormento em sua vida. Afinal, você precisa comer para viver... Mas viva feliz, sem culpas ou perturbações", sinaliza a Giovana Morbi, em entrevista ao portal Taeq. 

Vale lembrar que o plano alimentar (orientação de quais alimentos consumir, quantidades e horários) deve ser passado por um profissional de nutrição. Essa é a única forma de garantir a obtenção do resultado almejado e de manter a saúde em dia.