Saúde

Emagrecimento e diversão: veja como aprender a dançar sem sair de casa

Para se ter uma ideia, uma hora de forró chega a queimar 300 calorias, e uma hora de zumba queima em torno de 400 calorias

Revista ABM

Seja para relaxar, se divertir ou queimar calorias, a dança é sempre uma boa escolha e é indicada para todas as idades. Além de ser uma das atividades físicas que mais ajudam a ficar em dia com a balança, proporciona estado de prazer que traz ganhos benéficos para a qualidade de vida, elevando o nível da autoestima e favorecendo a saúde mental.

Envolvendo som e ritmo, a prática exige intensa movimentação do corpo e proporciona o gasto de energia por meio de gestos, posturas e movimentos. Seja dança de salão, contemporânea, zumba, balé, dança de rua, sapateado, jazz ou dança do ventre, todos os estilos fazem um enorme bem à saúde.

Para se ter uma ideia, uma hora de forró chega a queimar 300 calorias, e uma hora de zumba queima em torno de 400 calorias. E, para prevenir lesões, recomenda-se lubrificar as articulações antes e, ao final, fazer alongamento e relaxamento.

LegendaFoto: reprodução / Revista ABM

Conheça alguns benefícios da dança – independente da modalidade ou estilo

• Aumenta a flexibilidade

• Aprimora a coordenação motora

• Melhora o sistema cardiorrespiratório

• Otimiza o condicionamento aeróbico

• É terapêutico

• É estimulante, relaxante e motivador

• Ajuda a combater o estresse

• Faz bem para a saúde física e mental

Dance sem sair de casa

Em tempos de isolamento social devido à pandemia da covid-19, a dica é entrar em um dos inúmeros canais no YouTube que oferecem aulas de dança para acompanhar e aprender sem precisar sair de casa. Conheça 7 canais bem acessados:

Biodança e dança circular no SUS

A biodança e as danças circulares foram reconhecidas, em março de 2017, como práticas integrativas e passaram a ser serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  São terapias que, além de favorecer o bem-estar físico, mental, emocional e social auxiliam a tomar consciência de seu corpo físico, trabalhar a concentração, memória e a coordenação motora.