Saúde

Entenda como é realizada a testagem para Covid-19

Atualmente, dois métodos existentes podem identificar se uma pessoa está infectada: através do PCR (Reação em cadeia da polimerase) ou por sorologia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Você tem curiosidade sobre como é feito a testagem para confirmar casos do novo coronavírus? Atualmente, dois métodos existentes podem identificar se uma pessoa está infectada: através do PCR (Reação em cadeia da polimerase) ou por sorologia. O médico geneticista e assessor científico Diego Miguel, do DNA Laboratório, explicou como funcionada cada método.   

Muitos defendem o uso dos “testes rápidos” para se detectar a Covid-19, visto que os resultados podem ser dados em até 20 minutos, ampliando, desta forma, a quantidade de pessoas infectadas em isolamento. Para estes casos, utiliza-se o método de sorologia, com base na coleta de sangue do paciente. Com as amostras em laboratório, é observada a presença de dois anticorpos: IgG e IgM, que são as defesas produzidas pelo organismo para combater o vírus.

“Os órgãos de saúde tem sugerido cautela na utilização dos testes rápidos, uma vez que o organismo leva cerca de 8 dias para produzir os primeiros anticorpos (IgM), a partir do momento em que o paciente teve contato com o vírus. E apenas após 14 dias, os anticorpos IgG são encontrados”, destaca o médico Diego Miguel.   

A outra maneira de detectar a doença é através dos testes de biologia molecular ou testes PCR (Reação em cadeia da polimerase), quando é feita a busca pelo RNA do vírus no organismo humano. Esse tipo de verificação leva mais tempo para obtenção do resultado, mas em contrapartida, pode ser feito a qualquer momento e fornece uma resposta mais segura do que o teste rápido.

“No atual cenário da pandemia, o ideal é que a existência do vírus no organismo seja identificada o mais breve possível, logo que surjam as primeiras suspeitas, para que se iniciem as medidas de isolamento e de monitoramento do estado de saúde do paciente, evitando eventuais agravamentos. Isso vale para toda a população, já que estudos mostram que a maioria das pessoas terão sintomas leves ou, até mesmo, serão assintomáticas”, reforça Dr. Diego.

O DNA Laboratório vem realizando testes para Covid-19 em suas unidades na Pituba e no Horto Florestal, na capital baiana, e em Camaçari. Utilizando a técnica PCR, o laboratório entrega o resultado até 48 horas após a coleta. Mais informações no site