Saúde

Entenda como o uso do protetor solar contribui no tratamento de manchas

"A correta escolha do protetor solar torna-se fundamental para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar", explica a biomédica Elisa Marchesini

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

O uso de protetor solar é indispensável em todas as estações do ano. O filtro é um importante auxiliar na prevenção de danos solares, de envelhecimento precoce, de fotodermatoses (doenças causadas ou agravadas pela radiação solar) e até no clareamento de manchas.

Foto: reprodução

De acordo com a biomédica e fisioterapeuta Elisa Marchesini, especialista em harmonização facial, quando a pessoa protege a pele diariamente e corretamente com o uso do filtro solar, os melanócitos – célula que sintetiza e possui melanina – “entendem” que a camada epidérmica encontra-se protegida. A partir daí, por uma reação natural, a quantidade de produção de melanina diminui, fazendo com que a mancha epidérmica diminua naturalmente com os ciclos de renovação fisiológica da pele.

“A correta escolha do protetor solar, tendo como base sua composição - PPD (Persistent Pigment Darkening) e FPS (Fator de Proteção Solar), torna-se fundamental para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar com a própria imagem. Como muitos já sabem, o protetor solar é um dos maiores rejuvenescedores que temos, pois previne contra o câncer de pele, foto envelhecimento precoce e manchas indesejadas”, explica Elisa Marchesini.