Saúde

Entenda como sabugueiro alivia sintomas de gripes e resfriados

A nutricionista Adriana Stavro deu dica de como preparar chá com o sabugueiro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Um estudo australiano aponta os benefícios medicinais do sabugueiro para tratar problemas respiratórios, sintomas de gripes, resfriados, tosse e coriza. A pesquisa avaliou 312 viajantes aéreos e, ao final, comprovou que aqueles que tomavam extrato de sabugueiro eram menos propensos a resfriados e apresentavam sintomas mais leves quando comparados ao grupo placebo.

Além disso, o estudo apontou que 180 participantes que usavam suplementação de sabugueiro, os resultados mostraram uma melhora substancial dos sintomas respiratórios superiores quando comparado aos indivíduos que não usavam a suplementação

De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, as flores secas do sabugueiro são uma alternativa ao uso de medicamentos para sintomas respiratórios devido a infecções virais comuns.

"O chá deve ser bebido o mais quente possível para diminuir a febre. E a infusão fria é tradicionalmente usada como gargarejo para dor de garganta", aconselha. A especialista ainda alertou para evitar o uso de caules, frutas verdes e folhas. 

Confira receitas para fazer com o sabugueiro 


Receita de concentrado caseiro de sabugueiro 


Ingredientes: 

- 1 xícara de chá de água fervente

- 3 colheres de chá (4g) de flores secas (infusão por cinco minutos)

- 1 colher de sopa de me

- 1 colher de café de canela

- 1 colher de café de pimenta da Jamaica

Preparo:

Coe e misture com um 2 colheres de sopa de conhaque para conservar (Não permitido para menores de 18 anos). Beba 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.

Chá de Flores Secas - Infusão


Ingredientes:

- 1 xícara de chá de água fervente

- 2 colheres de chá (3g) de flores secas

- Infusão por cerca de cinco minutos antes de coar

- Beber imediatamente