Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Entenda e saiba como tratar a acne adulta

Especialistas dizem que o importante é entender as causas do problema para saber como combatê-lo

Redação iBahia • 02/12/2018 às 8:36 • Atualizada em 28/08/2022 às 5:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Era outubro de 2018 e tudo transcorria bem na semana da universitária Thamires Rosa, de 23 anos. Até que, no dia 20, véspera de uma sessão de fotos para a formatura na faculdade, nasceu uma espinha em seu rosto.

— Fiz todas as técnicas possíveis para eliminá-la, mas não deram em nada. O jeito foi cobrir tudo com bastante maquiagem para tentar disfarçar. A ironia é que eu tinha passado a semana toda com a pele maravilhosa — conta a estudante.

Você também se sente perseguido ou perseguida pelas espinhas, achando que elas aparecem em seus momentos de maior exposição, como em uma festa ou em qualquer tipo de apresentação? Seja sim ou não, o fato é que especialistas ressaltam a importância de entender as causas da acne para saber como tratá-la.

Um dos facilitadores do problema é a oleosidade da pele. Então, tudo o que estimula a glândula sebácea, responsável por produzir óleo principalmente na face, favorece o surgimento de espinhas. O estresse é um dos ativadores desse processo.

— A maioria das pessoas que têm acne têm a pele oleosa. O estresse provoca uma desordem hormonal que leva a um aumento do cortisol e da produção de glândulas sebáceas (que formam sebo na pele). Cresce também a produção de androgênios (hormônios masculinos) e, com isso, pode ocorrer uma piora da acne — explica Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a doutora Karla, a acne adulta costuma aparecer a partir dos 25 anos, sendo mais comum no queixo, na linha da mandíbula e nas costas. A orientação é evitar cosméticos oleosos, como cremes para cabelos sem enxágue e hidratantes.

— É comum na idade adulta o uso de produtos que podem não ser específicos para a sua pele. Se você tem pele oleosa e coloca creme, ela fica mais oleosa, obstrui os poros e produz mais espinha. Tudo o que é muito oleoso não pode usar. Maquiagem e filtro solar têm que ser oil free (sem óleo) — recomenda a especialista.

Quem é atingido pela acne deve procurar orientação com um dermatologista. Mas, de forma geral, os cuidados diários envolvem lavar o rosto com sabonetes secativos e não espremer cravos e espinhas. A exposição ao sol também deve ser evitada, já que a pele pode ficar manchada e com cicatrizes.

— Há muitas opções de tratamento: sabonetes específicos com ácido salicílico, glicólico, loções adstringentes manipuladas, uso de ácidos noturnos (retinóides), sempre com filtro solar pela manhã. Podem ser feitos peelings secativos, além da limpeza de pele — indica a professora de dermatologia Daniela Antelo.

Perguntada sobre se chocolate e amendoim estimulam a acne, como se costuma dizer, a médica Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, disse que não há uma resposta assertiva para essa questão.

— Ainda se discute se algum alimento favoreceria o problema. O que a gente entende é: como a acne é uma doença inflamatória, deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos inflamatórios, como o açúcar. Mas a pessoa pode fazer isso e ainda assim ter acne. Ela precisa ser combatida de acordo com o que a causa — afirma.

O fator hormonal também influi na incidência de espinhas. No caso das mulheres, alterações hormonais no período menstrual, na gravidez e na menopausa podem provocar a afecção. Nesta situação, o tratamento pode envolver medicamentos que bloqueiam hormônios associados à acne.

— Em alguns casos, o uso de anticoncepcional é indicado para controle da acne e redução da oleosidade — conta a professora Daniela Antelo.

Modificações no organismo causadas por produtos de ganho de massa muscular também estimulam o problema.

— Tome muito cuidado com produtos como Whey Protein, BCAA, e com produtos ricos em vitamina B, porque estimulam a glândula sebácea. Daí a grande incidência de espinhas nos braços e nas costas de quem malha e faz uso deles — alerta Karla Assed.

Diante do problema da acne, a dermatologista Tatiana Gabbi aconselha procurar o médico o quanto antes, para combatê-lo e evitar complicações como manchas e cicatrizes.

— Muita gente se sente culpada por ter espinha. Mas acne é uma doença inflamatória que não tem como evitar. Ela precisa ser tratada com orientação de um dermatologista. Na tentativa de resolver o problema sozinhas, muitas pessoas chegam ao consultório quando já estão com cicatrizes — recomenda.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde