Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Entenda o que causa os coágulos de sangue durante a menstruação

Médico define que o período menstrual é um momento de limpeza do útero

Redação iBahia • 17/11/2018 às 19:12 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Sangue escuro, fluxo intenso, irregular ou muito longo. Observar os padrões e mudanças no ciclo menstrual pode ajudar no reconhecimento de sinais da saúde da mulher. Uma das alterações mais comuns, a presença de grandes coágulos na menstruação deve ser sinal de alarme. Além de ser normalmente acompanhado por cólicas intensas, os coágulos sinalizam um sangramento além da média e podem ser um sintoma para distúrbios hormonais ou orgânicos no sistema reprodutor.

— O sangramento excessivo aumenta as chances de desenvolver processos de anemia e pode ser provocado por distúrbios hormonais ou por causas orgânicas, como miomas, alterações anatômicas ou inflamações ou infecções dentro do útero — explica o ginecologista Luiz Gustavo de Oliveira Bueno.

O médico define que o período menstrual é um momento de limpeza do útero, que é preparado mensalmente para receber a gravidez e precisa se renovar para o próximo ciclo. Sob o ponto de vista teórico, o sangramento deveria ser em torno de 80 ml de um sangue claro e ativo. O sangue escuro demonstra que houve acúmulo e demora para que o organismo expulsasse este conteúdo. — Esta situação não necessariamente é motivo para alarme, mas deve ser observada como padrão e sugere que se faça exames para a investigação de causas graves, ou se é apenas o normal do fluxo da mulher — indica o médico.

Veja situações que podem estar relacionadas com a coagulação do sangue menstrual, segundo Dr Luiz Gustavo:

Mulheres jovens
Mulheres no inicio dos períodos menstruais, não devem se alarmar com coágulos que apareçam às vezes em sua menstruação. As jovens têm os hormônios ainda muito desregulados e por isso o fluxo ainda não está estabilizado e pode sofrer com excesso de cólicas e surpresas na aparência do sangue.

Menopausa
Mulheres que se aproximam da menopausa podem sofrer com os distúrbios hormonais anos antes do fim dos períodos menstruais. Um dos sintomas comum nesse momento da vida é também a possível coagulação do sangue no útero.

Mudanças no ciclo
Mulheres com volume menstrual aumentado têm o organismo acostumado a sangrar a mais do que a média, por isso podem estar acostumadas a ver os coágulos com frequência. As mulheres que tem o fluxo regular e curto e de repente veem coágulos no sangue menstrual devem procurar um especialista.

Aborto espontâneo
A coagulação do sangue do útero é uma das principais causas para abortos espontâneos de repetição. Observar e cuidar dessa tendência em mulheres é uma maneira de evitar problemas em uma futura gravidez.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde