Saúde

Entenda o que o goleiro da seleção Alisson Becker tem na pele

Bem humorado, o atleta brincou sobre o assunto numa coletiva dizendo que a vermelhidão no rosto seria resultado da "puberdade"

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Nessa Copa da Rússia, além do desempenho dos atletas, das eliminações inesperadas, dos lances surpreendentes, um assunto que despertou a curiosidade de muita gente foi o problema de pele do goleiro Alisson Becker. 

Foto:Reprodução/MoMa Press

Bem humorado, o atleta brincou sobre o assunto numa coletiva dizendo que a vermelhidão no rosto seria resultado da "puberdade" Apesar do aspecto do problema parecer com a acne, na verdade, se trata da rosácea, uma doença  inflamatória crônica. Já a acne é uma doença da glândula sebácea.

Apesar de as manchas no rosto lembrarem muito um quadro de acne, a rosácea é diferente.  A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave. Não há cura para a inflamação, mas há tratamento e controle. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. 

Sintomas

Flushing facial – períodos de sensação abrupta de vermelhidão e calor na pele como se fosse um surto de vasodilatação.

Telangiectasias – dilatação de pequenos vasos permanentes.

Persistente eritema facial. Possível edema facial

Pápulo-pustulosas - podem ocorrer nódulos; as pápulas podem, eventualmente, quando numerosas, formar placas granulomatosas (rosácea lupoide);

Rinofima – espessamento irregular e lobulado da pele do nariz, dilatação folicular, levando ao aumento e deformação do nariz . Esses espessamentos podem ocorrer em outras áreas além do nariz, como na região frontal, malares (maçãs do rosto) e pavilhões auriculares.

Alterações oculares - ocorrem em 50% dos casos (irritação, ressecamento, blefarite, conjuntivite e ceratite).