Saúde

Erva poderosa: conheça os benefícios ao consumir a sálvia na alimentação

Chá de sálvia é ótimo para aliviar cólicas menstruais e dores musculares

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na sálvia? Originária da Europa, ela é uma planta medicinal que pode ser usada em forma de chá ou tempero. Além disso, ela é rica em propriedades terapêuticas para o nosso organismo. Pensando nisso, o site Taeq separou quatro benefícios ao consumir a sálvia no dia a dia. Confira:  

Planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas

O grande diferencial da sálvia é que ela contém diferentes propriedades medicinais muito importantes. Por apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória, por exemplo, ela ajuda a aumentar a imunidade, prevenir (e tratar) gripes e resfriados ou possíveis focos de inflamação. Além disso, essa planta tem substâncias digestivas, auxiliando no funcionamento do sistema gastrointestinal.

Chá de sálvia alivia cólicas menstruais e ameniza dores de garganta

Para usufruir de todos os benefícios da sálvia, uma boa dica é preparar um chá detox a partir de suas folhas. Basta ferver 500 ml de água em uma leiteira e, quando começar a borbulhar, jogue algumas folhas de sálvia, tampe o recipiente, desligue o fogo e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

O grande diferencial do chá de sálvia é que, além de ter propriedades antioxidantes e digestivas, ele é ótimo para aliviar cólicas menstruais e dores musculares de uma forma geral (pois apresenta ação antirreumática). Além disso, ele é muito indicado para tratar dores de garganta, pois consegue diminuir bastante a inflamação.

Erva também auxilia no tratamento de problemas como depressão e insônia

Por ter um aroma bem agradável, ela acaba surtindo um efeito tranquilizante, o óleo essencial de sálvia, inclusive, é muito usado para diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em tratamentos contra ansiedade ou depressão. Para aproveitar essas propriedades medicinais no dia a dia, uma boa sugestão é apostar no chá de sálvia com camomila, que também é uma ótima opção para tratar insônia.