Saúde

Escutar som da mastigação pode ajudar a comer menos, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Brigham Young e da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, fizeram um estudo para analisar esse efeito

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Estranho, mas curioso. Uma pesquisa recente diz que prestar atenção aos sons que fazemos quando mastigamos pode interferir na quantidade de alimento que ingerimos. Pesquisadores da Universidade Brigham Young e da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, fizeram um estudo para analisar esse efeito.

Eles concluíram que quanto mais nos "entretemos" com os barulhos que fazemos ao mastigar, menos comemos.  Quando vamos ao cinema, por exemplo, e compramos uma pipoca, devoramos o pacote em poucos minutos. Nosso cérebro está "distraído" com o filme e isso faz com que comamos tudo sem perceber.

O mesmo costuma acontecer quando se come vendo televisão ou quando se compartilha uma refeição com amigos em uma conversa animada. "É comum não repararmos no som que emitimos quando estamos comendo, mas prestar atenção nisso pode ajudar a reduzir o consumo dos alimentos", explica Ryan Elder, um dos autores da pesquisa, que foi divulgada pela publicação científica Food Quality and Preference.