Saúde

Especialista dá dicas sobre como manter a pele saudável e bonita depois dos 50 anos

Fatores como a má alimentação, tabagismo e exposição ao sol podem trazer prejuízos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Muitas são as queixas em relação aos efeitos do tempo sobre a pele: flacidez, perda de viço, manchas e opacidade. Porém, é preciso levar em conta dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco é cronológico e vai acontecer de qualquer forma. Já o extrínseco é aquele que leva em conta outros fatores como a má alimentação, o tabagismo e a exposição ao sol, por exemplo. 

Com isso, observa-se que o envelhecimento precoce é muito comum, e de acordo Vanessa Bottino, especialista em dermatologia e estética clínica, isso também se dá por conta da diminuição de glândulas sebáceas e renovação celular da pele, além da maior perda de água.

Mas é claro que a partir de uma determinada faixa etária, os cuidados com a pele, principalmente a pele do rosto, precisam ser intensificados, já que entre os 25 e 30 anos se inicia a perda de colágeno nela.  “As características da pele mudam e a cada fase, alguns ingredientes ativos devem ser adicionados para incrementar os cuidados", diz Vanessa. 

E um momento em que a indústria de cosméticos está criando mais opções para mulheres com mais de 50 anos, a maquiadora, Tati Macedo acredita que é a melhor hora para que elas adotem as ferramentas e se sintam bem com isso. “É para ser divertido. A necessidade de descobrir e conhecer coisas novas não morre com o tempo, muito pelo contrário, se intensifica. Confira outras dicas dadas por Tati para mulheres com 50 anos ou mais:

- Menos é mais
Na hora de compor a maquiagem para pele madura, é fundamental não tentar esconder totalmente as marcas do tempo. A intenção não é esconder, e sim amenizar. O excesso pode dar o efeito contrário ao desejado. A ideia é enaltecer a beleza com os produtos certos e aplicados de forma correta.

- Camada de cristal
Tati recomenda, antes de aplicar a make, espalhar uma quantidade generosa de hidratante no rosto (é ideal que seja um específico para essa região). A pele madura tende a ser mais ressecada, por isso o uso do hidratante é indispensável, principalmente na região dos olhos. Após absorção, use um primer de sua preferência e aplique o protetor solar. Espere secar.

- Cobertura
Para uniformizar o tom da pele, use uma esponja úmida ou pincel para aplicar a base (é ideal que seja uma base que contenha ativos hidratantes – é fácil de encontrar). Em seguida, use um corretivo cremoso encorpado, porém leve e fácil de manipular, nas áreas mais avermelhadas. Concentre-se nas olheiras e nos canais lacrimais para neutralizar as áreas escurecidas sob os olhos.

- Praia
Agora é a vez do bronzear, para conseguir aquele aspecto saudável e bronzeado natural que toda mulher ama. Aplique em movimentos circulares sob as maças do rosto, laterais do nariz e testa.

- Maçãs do rosto
Para mulheres mais maduras, Tati recomenda o blush nas cores rosa claro e amarronzado. Aplique no topo das maçãs e depois espalhe para o interior do rosto (em direção às orelhas), chamando atenção para essa área. Em seguida, sele tudo com um pó de sua preferência (cuidado com o pó translúcido. Apesar de ser o mais indicado, pode estourar com luz).

- Sobrancelhas
Apare os fios da sobrancelha, tentando sempre conservá-los ao máximo. Com o passar do tempo, os fios podem começar a cair. Vale investir em alguns produtos que intensifiquem o crescimento e fortalecimento das sobrancelhas, como séruns. Utilize um lápis para preencher as falhas e criar um design.

- Olhos
A maquiadora indica que é interessante valorizar a área do olhos. Fazê-los parecer maiores ajuda a dar um aspecto mais jovem. Use um curvex para definir os cílios. Aposte no rímel certo. Isso depende muito do gosto da pessoa. Alguns produtos alongam, outros dão volume. É ideal buscar um que una todas essas duas coisas no resultado.

Na hora do delineado, invista nas cores preto e marrom. Busque sempre criar um contraste entre a cor dos olhos e o delineador. Com um pincel pequeno, aplique a sombra no canto externo dos olhos e vá em direção ao centro, de modo que a cor fique gradualmente mais clara. Isso fará com que seus olhos pareçam maiores.

- Boca 
Os lábios podem ficar assimétricos e com aparência envelhecida com o passar do tempo. Use um lápis para criar simetria e que realce a cor dos lábios. A boca com aquele aspecto natural e saudável não tem erro. Mas também não tem nada errado em apostar no bocão vermelho.

Aplique o lápis por partes, começando em cada um dos cantos da boca e depois indo em direção ao arco no centro. Aplique o batom da mesma forma. O gloss também pode ser usado para finalizar a produção. "Sua idade é você quem faz", diz Tati.