Saúde

Especialista lista cinco cuidados essenciais para um verão mais saudável

Segundo especialista, com o aumento das temperaturas os cuidados com a saúde precisam ser redobrados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer aproveitar cada segundo do verão da melhor forma? Você precisa ficar atento para alguns cuidados essenciais com o corpo. O aumento das temperaturas e o excesso de exposição a radiação solar pode causar vários problemas de saúde, desde uma desidratação a câncer de pele. Para te ajudar a se cuidar no verão, o médico Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica da Docway, separou cinco dicas.

Foto: reprodução

1- Beba muita água:
consuma pelo menos 2 litros de água e evite o excesso de bebidas alcoólicas ou refrescos muitos doces, já que eles podem acelerar o processo de desidratação.

2- Alimentação rica em frutas, verduras e legumes: é sempre bom optar por uma alimentação mais leve (menos energética) e por alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. A alimentação equilibrada fornece um reforço necessário para o nosso organismo e evita doenças.

3- Evite o sol entre das 10h às 15h: esse é o período de maior radiação solar, por isso é bom evitar ficar expostos ao sol durante esse horário, já que os riscos de queimaduras e câncer de pele aumentam.

4- Use protetor solar: utilize o protetor sempre 20 minutos antes de sair de casa. Além disso, ele deve ser reforçado a cada duas horas, principalmente se você estiver na praia ou na piscina.

5- Abuse dos acessórios: chapéus, bonés e óculos são muito bem-vindos. Sapatos abertos e roupas leves também são aliadas, de preferência as roupas claras, que ajudam a evitar a radiação solar, evitando doenças.