Saúde

Espinheira-santa: conheça três benefícios ao consumir a planta medicinal regularmente

A planta ajuda a fortalecer a imunidade e ajuda a desintoxicar o organismo no dia a dia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu na erva espinheira-santa? Nativa da região sul do Brasil, ela é uma planta medicinal conhecida por auxiliar no tratamento de gastrite e outros problemas do trato digestivo. Além de possuir propriedades antissépticas, cicatrizantes e ser ótima para o preparo de chás. Pensando nisso, a Taeq separou três benefícios ao consumir a erva regulamente. Confira: 

Espinheira-santa é fonte de polifenóis e triterpenos, substâncias terapêuticas

O grande diferencial da espinheira-santa é que suas folhas são fontes de diferentes substâncias terapêuticas, tais como os polifenóis (importantes antioxidantes) e triterpenos (compostos usados em medicamentos).

Por ter forte ação antioxidante, por exemplo, essa planta ajuda a fortalecer a imunidade, previne o envelhecimento precoce e ajuda a desintoxicar o organismo no dia a dia. Por isso, é muito indicado preparar chás terapêuticos a partir de suas folhas.

Ajuda a aliviar dores de estômago e tratar a gastrite

A espinheira-santa é muito indicada para tratar gastrite, azia, úlcera no estômago e amenizar possíveis dores no trato digestivo. Isso porque ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular) e ajuda muito a reduzir a acidez gástrica. Por isso, caso o objetivo seja diminuir a sensação de queimação no estômago e amenizar dores, uma boa dica é apostar no chá de espinheira-santa.

Planta tem propriedades diuréticas e laxativas

As folhas da espinheira-santa também têm propriedades diuréticas e laxativas, sabia? Ou seja, ajudam a eliminar as toxinas do organismo através da urina e também são ótimas para quem tem prisão de ventre, pois auxiliam no funcionamento intestinal.

Além disso, por ser fonte de triterpenos, a espinheira-santa cumpre ação analgésica, diminuindo significativamente desconfortos no estômago e no intestino.