Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Esponjinha da pia acumula 680 milhões de micro-organismos

Em 15 dias de uso, as esponjas de lavar louças podem acumular 680 milhões de fungos e bactéria

Redação iBahia • 23/08/2017 às 9:12 • Atualizada em 01/09/2022 às 0:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Aparentemente inocente, a esponja de lava louças pode ser um perigo na sua casa. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Faculdade DeVry Metrocamp.
De acordo com o estudo, em 15 dias de uso, as esponjas de lavar louças podem acumular 680 milhões de fungos e bactérias, o que pode provocar doenças em pessoas com baixa imunidade, sobretudo, idosos e crianças.
“Nós encontramos [nas esponjas] principalmente a bactéria Escherichia coli, que pode ocasionar diarreia e febre. Já os fungos [observados] podem causar trazer riscos à pele, como uma micose, ou até mesmo problemas pulmonares”, explicou Rosana Siqueira, pesquisadora da Metrocamp, em entrevista ao Bom Dia Brasil.
À Revista Claudia, os cientistas ponderaram o alerta e explicaram que os micro-organismos estão presentes no nosso corpo e no ambiente em situações normais do dia a dia, o risco aumenta quando eles ficam em excesso.
Higiene da esponja
O procedimento ideal é colocar a esponja no micro-ondas sem potência alta por dois minutos com um pouco de água ou mergulhá-la em uma solução com água sanitária por dez minutos.
Também é importante não deixá-la em potes de sabão em pasta ou em recipientes com água – a umidade facilita a contaminação da esponjinha. O ideal é, após 5 dias de uso, trocar a sua esponja por uma nova.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde