Saúde

Está com diarreia? Veja alguns alimentos que ajudam a melhorar

Arroz, batata amassada e iogurte, estão na lista

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Comeu alguma coisa que não caiu bem? Quando o organismo rejeita os alimentos que foram ingeridos, bate logo aquela diarreia chata, não é? Além de ir diversas vezes ao banheiro, muita gente sente febre, mal estar e fraqueza. Confira aqui alguns alimentos que ajudam a melhorar este desconforto:

Água: Priorize o aumento do consumo de água na tentativa de compensar o excesso de perda dela pelo intestino. Esse cuidado com a hidratação deve ser redobrado no caso de crianças e idosos. Caso a pessoa esteja com a boca seca e urina muito escura, é hora de entrar com o soro caseiro: 1 colher (café) de sal + 1 colher (sopa) bem cheia de açúcar para cada litro de água.

Banana: Contém carboidratos facilmente digeríveis, que agem de forma suave no intestino. A fruta também é cheia de potássio, um eletrólito que muitas vezes perdemos durante a crise de diarreia. Além disso, bananas têm pectina, que ajudam a absorver o líquido no intestino e permitem que as fezes se movam de forma mais suave.

Arroz: O objetivo durante uma crise é ingerir alimentos que sejam brandos e pobres em fibras, ambas qualidades do arroz branco puro. Apesar de ser sem graça quando consumido sozinho, ele é facilmente digerido e também tem o efeito de conseguir deixar as fezes menos pastosas.

Batata amassada: Esqueça a manteiga e o leite da tradicional receita do purê, pois eles não são bons ingredientes quando você está lutando contra uma diarreia. O melhor é ferver o tubérculo e depois esmagá-lo com a ajuda do garfo, acrescentando apenas um pouco de sal. As batatas são ricas em potássio, além de serem facilmente digeridas.

Iogurte: Uma revisão descobriu que alimentos com probióticos podem encurtar a duração de um surto de diarreia. Eles funcionariam liberando substâncias químicas que quebram as toxinas prejudiciais produzidas por bactérias nocivas causadoras do problema. Consuma o sem lactose e com a presença de lactobacilos.

Maçã: O alimento funciona por ser leve e bem tolerado. A pectina contida na fruta ajuda a dar liga nas fezes, auxiliando na redução dos sintomas da diarreia. Além disso, seu açúcar natural ajuda a repor a energia perdida.