Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Está dormindo mal? Confira sete alimentos que prejudicam o sono

Antes de dormir, busque comer alimentos leves, para que tenha uma noite tranquila

Redação iBahia • 07/11/2020 às 19:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Está sentindo dificuldade para dormir? Saiba que a sua alimentação pode estar influenciando e muito o seu sono. Antes de dormir, busque comer alimentos leves, para que tenha uma noite tranquila. Confira aqui sete tipos de comidas que prejudicam o seu organismo:

Foto: Divulgação

1- Fast-Food: O problema aqui é triplo: nos lanches pode haver excesso de gorduras saturadas, trans e de calorias. Se ingerido perto demais da hora de dormir, um combo com batatas fritas e um hambúrguer cheio de bacon e queijo, por exemplo, pode exigir demais do sistema digestivo em um momento em que o organismo deveria estar desacelerando.

2- Carnes gordas: É a mesma lógica do fast-food. Carnes como picanha, costela e cupim exigem um grande trabalho para serem digeridas. Em longo prazo, essa ativação constante do estômago e intestino durante à noite pode confundir o ciclo circadiano --nosso relógio biológico, que avisa quando é hora de descansar. É que um dos medidores dele é o nível de energia que as células recebem por meio da alimentação.

3- Sorvetes e biscoitos recheados: Esses alimentos não fazem parte de uma dieta muito saudável e costumam ser fonte de gordura trans. Estudos indicam que um cardápio rico na substância ou repleto de sódio pode provocar insônia e diminuir o poder restaurativo do sono. Lembrando que o excesso desses alimentos deve ser evitado não só à noite, como também durante o dia, pois eles estão relacionados a um padrão alimentar ruim no geral.

4- Café: O problema é o efeito estimulante da cafeína, que pode manter o cérebro acordado, especialmente em quem é mais sensível à substância. Se esse é seu caso, não precisa abdicar de vez do cafezinho, só tome a bebida antes de escurecer. O mesmo vale para chá-preto, verde e energéticos, que também contêm cafeína.

5- Álcool: Tomar um drinques até deixa você relaxado em um primeiro momento e dá aquela sensação de que "capotamos" na cama. O problema aparece só depois que fechamos os olhos. O álcool exige um grande trabalho do organismo para ser metabolizado e prejudica o sono REM --etapa em que os sonhos ocorrem e é fundamental para a consolidação das memórias, a produção de hormônios e a reparação do corpo.

6- Doces: O açúcar estimula o cérebro e deixa você mais aceso. Em um trabalho da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, os cientistas descobriram que uma dieta açucarada durante o dia faz com que ocorram mais interrupções do sono profundo, sem que de fato as pessoas acordassem. No fim das contas, isso quer dizer que seu descanso não foi tão bom quanto deveria.

7- Pimenta: Alguns especialistas acreditam que o condimento pode deixar as pessoas mais agitadas quando consumido à noite. Isso acontece porque a pimenta aquece o organismo e aumenta a atividade do metabolismo, já que corpo precisa se resfriar para dormir. Mas trata-se de uma suspeita levantada por poucos estudos, sem grande comprovação científica. Se você é fã de pratos picantes e sente que eles não afetam seu sono, pode comer e dormir sossegado.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde