Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Exame de sangue pode prever risco de bebê nascer prematuro

É possível medir a idade gestacional de um feto em desenvolvimento

Redação iBahia • 09/06/2018 às 10:38 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cientistas desenvolveram um exame de sangue que pode prever a data do parto e identificar mulheres que correm risco de darem à luz prematuramente. A pesquisa, que é preliminar e envolve um grupo pequeno de mulheres analisadas, foi liderada pelo cientista Stephen Quake, da Universidade de Stanford (EUA), pioneiro no campo de exames genéticos de sangue. Ele afirma que esse teste pode levar a um método barato de se medir a idade gestacional de um feto em desenvolvimento.
— Tivemos a ideia de fazer um relógio molecular para ver como diferentes coisas mudam ao longo do tempo, e ele deveria nos permitir medir a idade gestacional e ver onde cada coisa está na gravidez — afirma Quake, inventor do primeiro exame não invasivo para diagnosticar síndrome de Down em bebês. Ele explica que as previsões se tornam mais confiáveis a partir do segundo trimestre de gestação.
Para realizar o estudo, que foi publicado na quinta-feira pela revista “Science”, a equipe analisou o sangue de 31 mulheres. As amostras foram colhidas semanalmente durante toda a gestação. Os cientistas estudaram genes ligados à placenta, ao sistema imunológico materno e ao fígado do feto. Descobriram que nove desses genes produzem sinais de RNA (molécula formada a partir de DNA e responsável pelo controle da produção de proteínas) que mudam ao longo da gravidez.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde