Saúde

Faz bem para a saúde: conheça os benefícios ao consumir a azeitona na alimentação

Azeitona ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Pensando em adotar novo hábitos saudáveis na alimentação? A azeitona pode ser uma opção. Fruto da oliveira, que é rico em em vitaminas e minerais, pode ser consumido em receitas e como petiscos. Pensando nisso, o porta Taeq separou três motivos para consumir a azeitona regularmente. Confira:

Azeitona é rica em vitamina E, e portanto é um bom antioxidante

O primeiro benefício da azeitona que merece destaque é que ela é muito rica em vitamina E, que por sua vez é conhecida por ser um ótimo antioxidante. Como o próprio nome diz, essas são moléculas que evitam a oxidação das células, algo que pode gerar o envelhecimento precoce. Ao auxiliar o sistema imunológico, esse nutriente também evita o aparecimento de doenças, que variam de gripes e resfriados a alguns tipos de câncer.

Outro benefício dessa vitamina é que ela auxilia o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre. Por fim, no caso dos homens ela ainda aumenta a produção de espermatozoides, algo que pode ser muito bom para algumas enfermidades, além de aumentar as chances de um casal conseguir engravidar.

Índice glicêmico da azeitona é baixo

A azeitona também é uma ótima aliada dos diabéticos, já que possui um baixo índice glicêmico. Lembrando que essa medida indica as taxas de açúcar no sangue, o que significa que é algo que qualquer deve ficar atento, e não apenas as pessoas que possuem diabetes. Quem busca perder gordura corporal através do controle da produção de insulina também deve optar por alimentos que possuam baixo índice glicêmico.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom

Rica em gorduras monoinsaturadas, a azeitona ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL), sendo essencial para o nosso corpo se manter saudável. Isso evita o surgimento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, aumentando a saúde do coração. Esse ácido graxo, que aparece em quantidades impressionantes na azeitona, também ajuda a prevenir câncer de mama, sendo esse mais um de seus benefícios.