Saúde

Faz bem para a saúde: conheça os benefícios do chá de rooibos

O rooibos é considerado um grande aliado para a saúde da pele e dos cabelos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no rooibos? Ele é um arbusto rico em minerais e nutrientes essenciais para o organismo. Essa erva originária da África do Sul, é usada no preparo de chás terapêuticos, por ser relaxante e ser um detox natural. Ficou interessado (a)? Conheça os benefícios ao consumi-lo no dia a dia:

Chá de rooibos é fonte de vitamina C e antioxidantes que fortalecem a imunidade

O grande diferencial do chá de rooibos é que ele é rico em vitamina C e substâncias antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico a longo prazo. Ou seja, é ótimo para prevenir gripes e resfriados e, quando combinado com uma alimentação rica em vegetais e frutas cítricas, ajuda a manter o sistema de defesa do corpo sempre em equilíbrio e em bom funcionamento.

Apresenta ação anti-inflamatória e antialérgica

O chá de rooibos também é fonte de flavonoides (como a quercetina) que cumprem ação anti-inflamatória e antialérgica no organismo. Por isso, além de amenizar dores e prevenir possíveis infecções e crises alérgicas (como rinite ou dor de garganta), essa bebida melhora significativamente o funcionamento das vias respiratórias.

Ajuda a hidratar o organismo, funcionando como isotônico natural

Outro ponto interessante do chá de rooibos é que ele pode ser consumido gelado e ajuda a repor sais minerais (como cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e cobre) no organismo após a prática de exercícios funcionando como excelente isotônico natural. Por isso, inclusive, essa bebida é muito indicada para atletas e pessoas que praticam atividades físicas de grande intensidade no dia a dia.

Rooibos faz bem para a saúde da pele e dos cabelos

Por ter um alto teor de flavonoides e de outras substâncias antioxidantes, o rooibos também é considerado um grande aliado para a saúde da pele e dos cabelos ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, amenizando o surgimento de rugas ou possíveis manchinhas na pele, por exemplo. Para isso, a nossa sugestão é tomar uma xícara do chá da planta pelo menos 3 vezes por semana.

Bebida funciona como detox natural e contribui para a digestão

Caso o objetivo seja desintoxicar o fígado e acelerar o metabolismo para a queima de gordura corporal, uma ótima dica é apostar no chá de rooibos. Isso porque ele é rico em substâncias desintoxicantes (assim como chá verde) isto é, evita o acúmulo de líquidos e ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Além disso, o rooibos contribui para o funcionamento do intestino, auxiliando na digestão, e por conter substâncias detox, ajuda no processo de perda de peso.