Saúde

'Feira do bem': saiba como fazer compras mais saudáveis no mercado

Você sabia que o tão sonhado "SSS: Supermercado saudável e sustentável" pode se tornar realidade?

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na hora de fazer o mercado, tem momentos que focamos tanto no preço, que não lembramos de analisar se o produto faz bem para saúde. Mas, você sabia que o tão sonhado "SSS: Supermercado saudável e sustentável" pode se tornar realidade? O Portal Taeq separou dicas sobre como acertar nas comprinhas de supermercado. Confira!

Foto: reprodução

1- Foco nos alimentos naturais da estação 

Uma ótima dica é dar preferência aos alimentos próprios da estação. Ou seja, frutas, verduras e legumes que estão em alta no período. Por estarem em maior quantidade, geralmente se tornam mais baratos!

2-Busque por versões mais saudáveis de biscoitos, pães, iogurtes e frios

Calma, você não precisa necessariamente abrir mão de nenhum alimento. Mas, procurar por suas versões mais saudáveis é sempre a melhor opção. Por isso, recorra a versões integrais, lights e mais nutritivas dos diferentes alimentos. Por exemplo, no lugar de comprar biscoitos recheados, opte pelas versões integrais.



No caso dos pães, existem versões integrais e multigrãos, que são muito mais saudáveis. Na hora dos frios,  dê preferência para queijo branco, requeijão light, iogurtes naturais.

3- Que tal dar uma olhada nos rótulos?

Adote esse hábito para a vida!  Verificando o valor energético (isto é, a quantidade de calorias), a porcentagem de fibras, minerais, carboidratos, se tem (ou não) açúcar e também a quantidade de gorduras saturadas fica muito mais fácil de fazer compras saudáveis.

4-Invista nos orgânicos!

Uma dica interessante para quem quer ter um estilo de vida mais saudável é investir nos produtos orgânicos, ou seja, que são livres de agrotóxicos. E tá enganado quem pensa que é difícil encontrar alimentos desse tipo por aí!