Saúde

Foco na saúde: conheça os benefícios ao consumir o almeirão regularmente

O almeirão ajuda a fortalecer a imunidade, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no almeirão? Essa hortaliça altamente rica em vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo, é uma ótima opção para ter uma alimentação saudável. Além disso, a planta pode ser consumida em tortas, omeletes, recheios de massas ou sanduíche. Pensando nisso, o portal Taeq separou cinco benefícios ao consumi-lo regularmente. Confira:

Almeirão fortalece o sistema imunológico

Por fornecer uma série de vitaminas (do complexo B, A e C) e antioxidantes, o almeirão ajuda a fortalecer a imunidade, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças. Para manter o corpo sempre fortalecido, uma boa dica é preparar sucos energéticos usando o almeirão, frutas (como limão e laranja) e outros vegetais (como couve e cenoura) que sejam fontes de antioxidantes. Você pode variar nas receitas de suco para fazer um café da manhã bem nutritivo!

Vegetal é diurético e ajuda na perda de peso

Por ter um alto teor de água em sua composição, o almeirão também atua como diurético. Isto é, ajuda a hidratar, elimina as toxinas (fazendo um detox no organismo) e evita a retenção de líquidos.

Além disso, o almeirão é fonte de fibras alimentares - nutrientes que auxiliam na digestão e concedem uma sensação maior de saciedade. Por isso, ele também é muito indicado para quem precisa perder peso e melhorar o funcionamento do aparelho gastrointestinal.

Alimento funciona como poderoso anti-inflamatório

Está precisando tratar alguma inflamação ou infecção? O almeirão também funciona como um ótimo aliado neste sentido, pois é fonte das substâncias lactupicrina e actucina, responsáveis pela ação anti-inflamatória e analgésica do alimento. A lactupicrina também atua como sedativo, ajudando a tranquilizar a mente e o corpo.

Por conta disso, o almeirão é muito indicado para quem pratica exercício pois ajuda a aliviar dores musculares e até a diminuir possíveis inflamações nas articulações. Tente incorporar esse vegetal ao preparo de sopas, saladas, risotos e refogados.

Almeirão é fonte de minerais fundamentais para a saúde dos ossos e músculos

Outro ponto positivo do almeirão é que ele fornece minerais indispensáveis para o corpo: ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio e zinco. O cálcio e o potássio, por exemplo, são fundamentais para a saúde dos ossos, músculos e dentes. O ferro, por sua vez, é importante para o funcionamento do sistema circulatório, sendo responsável pelo transporte de oxigênio entre as células.

Vegetal é fonte de ácido fólico, indispensável para grávidas

Muita gente não sabe, mas o ácido fólico (ou vitamina B9) é um nutriente indispensável para gestantes. Isso porque ele ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, contribuindo para a formação das funções cognitivas e para o bem-estar mental. A boa notícia é que o almeirão também é fonte desse nutriente, devendo fazer parte da dieta de todas as grávidas. Fica a dica!