Saúde

Fruta é saúde: conheça três razões para consumir a atemoia regularmente

Fruta é responsável por ajudar no rejuvenescimento da pele

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na atemoia? A fruta que pertence ao grupo das frutas híbridas e nativa da América do Sul, é altamente rica em várias vitaminas essenciais para o organismo. Além disso, ela pode ser consumida em diversas formas como, in natura, em sucos e vitaminas. Pensando nisso, o portal Taeq separou benefícios ao consumir a atemoia regularmente. Confira:

Parente da graviola, atemoia costuma ser confundida com a fruta-do-conde

Por ter uma casca rígida e levemente escamosa, herdada do cruzamento das espécies, a atemoia é frequentemente confundida com a fruta-pinha, conhecida popularmente como fruta-do-conde. Ela faz parte da família das anonáceas (a mesma que a da graviola) e começou a ser cultivada principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil por volta da década de 1960.

Fruta híbrida é rica em potássio, nutriente que faz bem para os ossos, músculos e nervos

Assim como outras frutas com potássio, como a banana-da-terra, o abacate e o maracujá, a atemoia é um alimento que reúne diversos benefícios para a saúde muscular, dos ossos e dos nervos. Ela ajuda a aliviar dores musculares, como cãibras e enxaquecas, combate ácidos que são conhecidos por "roubarem" o cálcio dos ossos e é igualmente importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, auxiliando a memória e a oxigenação do cérebro.

Atemoia é fonte de compostos fenólicos (elementos que ajudam a combater os radicais livres)

Se você já ouviu falar sobre os componentes fenólicos, deve saber que eles são importantes para combater os radicais livres que rodeiam o nosso corpo e a prevenir doenças degenerativas, como o câncer e o Alzheimer. A boa notícia é que a atemoia é uma fruta extremamente rica nessas substâncias! Por isso, consumi-la pode ajudar a impedir o desenvolvimento dessas doenças.

Fruta exótica também é fonte de cobre, mineral importante para o rejuvenescimento da pele

Sabia que consumir a atemoia pode ser uma boa forma de manter a pele jovial, firme e bonita? Com uma grande quantidade de cobre em sua polpa, a fruta é responsável por ajudar no rejuvenescimento da pele. Graças a esse nutriente, ela age diretamente na formação dos tecidos conjuntivos e tem um papel importante na formação da melanina.