Saúde

Golinhos da saúde: conheça os benefícios do Kefir

Rico em bactérias probióticas e leveduras, o alimento liofilizado melhora a imunidade e fornece minerais, vitaminas e proteína

Redação Dino

Muita gente não sabe, mas os probióticos são os principais responsáveis pelo equilíbrio da microbiota intestinal. Muito mais que garantir a digestão e absorção de nutrientes, ter um intestino saudável ajuda na secreção de substâncias que combatem infecções locais; impede a entrada de agentes agressores ao corpo; produz hormônios ligados ao prazer e bem-estar, vitaminas e enzimas; contribui para o combate à depressão, além de estimular ou inibir o sistema imunológico.

"A saúde intestinal pode favorecer o controle de sintomas como infecções recorrentes de garganta, rinites, asmas e até infecções urinárias. Isso porque o intestino é o primeiro órgão de controle da imunidade e favorece a resposta do próprio corpo aos agentes externos", explica a dra. Leandra Sá de Lima, consultora farmacêutica da Farmacotécnica, em Brasília.

A lista de benefícios dos probióticos é grande, porém há uma quantidade diária recomendável para garantir a eficácia e que, não raras as vezes, necessita de suplementação. "É possível trabalhar com diferentes espécies de probióticos e o profissional que te acompanha pode montar formulações específicas para cada função", orienta a farmacêutica.

Uma opção bem conhecida para produção caseira de probióticos é o Kefir, uma bebida fermentada, rica em bactérias probióticas e leveduras que melhoram a flora intestinal. Suas cepas podem ser produzidas a partir de leite de vaca, de cabra, de leite de coco e até mesmo em água com açúcar de coco, que se adequa à filosofia vegana. A composição nutricional varia de acordo com a cultura de fermentação, tipo de leite e da própria carga microbiológica, além do tempo, temperatura e condições climáticas.